
A Prefeitura de São José dos Campos realiza no sábado (10) a primeira Operação Casa Limpa do ano na região leste.
Na parte da manhã, as equipes de combate à dengue vão passar nos bairros Vila Industrial, Vista linda, Jardim Olímpia, Jardim Maracanã, Jardim Brasília, Vila Tesouro e Vila Ester para recolher materiais com o objetivo de evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença.
Das 7h às 12h, os moradores devem deixar os inservíveis em frente de casa para que sejam retirados pelos caminhões que vão circular nas ruas.
Podem ser entregues latas, potes, pneus, garrafas, lonas, bacias sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis, entre outros itens que acumulem água.
Atenção! Restos de construção, móveis e madeiras não são coletados. Esse material deve ser levado aos pontos de entrega voluntária de resíduos (PEV).
Balanço 2025
No ano passado, os agentes de combate às endemias percorreram todas as regiões da cidade nas 48 ações realizadas. As equipes tiraram 33,88 toneladas de objetos das casas e encaminharam para os locais adequados.
Esse resultado é tão importante que vem ajudando na campanha contra a dengue no município. No comparativo entre 2024 e 2025, considerando as semanas epidemiológicas de 1 a 50, os casos confirmados caíram de 98.163 para 5.529, enquanto os óbitos diminuíram de 116 para 5. Uma redução de aproximadamente 95% nos dois índices.
Avaliação larvária
A Prefeitura também iniciou, na segunda-feira (5), a avaliação de densidade larvária do Aedes aegypti. As atividades vão até o dia 31, em todas as regiões da cidade.
Estão previstos 3.137 quarteirões, abrangendo 17.709 imóveis dentro das 42 áreas cadastradas. Em cada quadra será pesquisado o número de imóveis necessários para atingir a amostragem.

