Rúben Amorim despedido do Manchester United após empate com o Leeds em Elland Road

O técnico português não resistiu à série de maus resultados que se acumularam ao longo de duas épocas frustrantes - com a atual ainda a meio - para as cores do colosso inglês

Rúben Amorim não resistiu à série de maus resultados e foi demitido Foto MU
Rúben Amorim não resistiu à série de maus resultados e foi demitido. (Foto: MU)

O Manchester United anunciou na manhã de hoje o que já era aguardado mais dia menos dia. Rúben Amorim deixou a liderança do emblema inglês, depois de duas épocas frustrantes, a primeira em que nem sequer conseguiu o apuramento para as competições europeias. Na presente temporada, o clube de Manchester encontra-se na sexta posição da tabela, com 31 pontos, menos 17 do que o líder Arsenal. À sua frente ainda tem o Manchester City, Aston Villa, Liverpool e Chelsea, mas as equipas à retaguarda estão com uma distância muito curta, pelo que o risco de se afundar ainda mais levou a que os responsáveis do colosso britânico tivessem optado por uma solução radical.

Ainda ontem o “Unided” foi empatar a Elland Road a uma bola com o Leeds United, que segue na 16ª posição da Premier League, o que provocou ainda maior descontentamento entre os dirigentes e adeptos do clube. A acrescentar aos maus resultados, Amorim envolveu-se em polémicas, precisamente no final da partida com o Leeds, tendo-se assumido em conferência de Imprensa como o “manager”, e não apenas treinador, com poder de decisão, garantindo que não se demitiria do cargo.

Visivelmente irritado, Amorim foi peremptório: “Só quero dizer que sou o ‘manager’ desta equipa, não apenas o treinador. Fui muito claro quanto a isso. E isto vai durar 18 meses e depois todos seguirão em frente. Era este o acordo. E será assim durante 18 meses, ou até que a direção decida mudar. Então, esse era o meu ponto, quero terminar com isto. Não vou desistir. Farei o meu trabalho até que outra pessoa me venha substituir”, afirmou o agora ex-treinador dos red devils, que ainda teceu algumas considerações nada abonatórias em relação a Gary Neville, antigo capitão da equipa, atualmente comentador desportivo da Sky Sports, para além de embaixador do clube inglês, e que conheceu os maiores sucessos sob o comando de Alex Ferguson.

Recorde-se que Ruben Amorim ingressou no Manchester United em 2004 com a Liga Portugal em andamento a troco de 10 milhões de euros, o valor da cláusula da rescisão. Na altura o Sporting mantinha uma bitola exibicional de bom nível, aliada a excelentes resultados, depois de se ter sagrado campeão nacional. O caso deu muito que falar, houve mesmo quem tivesse acusado Amorim de “traidor”, mas a vontade do técnico, então com 39 anos, prevaleceu e cumpriu o seu grande desejo. O contrato assinado com os red devils apenas terminava em junho de 2027, mas este desfecho já era aguardado há algum tempo. Resta agora saber se Amorim quererá prosseguir a sua carreira num outro país, até mesmo em Portugal – nunca se sabe -, ou fará uma pausa para repensar toda a estratégia falhada no Manchester United antes de partir para nova aventura.

Comunicado do Manchester United

Rúben Amorim deixou o cargo de treinador principal do Manchester United.

Rúben foi nomeado em novembro de 2024 e levou a equipa à final da Liga Europa da UEFA em Bilbao, em maio.

Com o Manchester United na sexta posição da Premier League, a diretoria do clube, a contragosto, tomou a decisão de que é o momento certo para fazer uma mudança. Isso dará ao time a melhor oportunidade de alcançar a melhor colocação possível na Premier League.

O clube gostaria de agradecer a Rúben por sua contribuição e lhe deseja tudo de bom para o futuro.

Darren Fletcher comandará a equipe contra o Burnley na quarta-feira.

Vaz Mendes
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo