Programas sociais reduzem população em situação de rua em 43% em Taubaté em 2025

(Foto: Divulgação/PMT)

A Sedis (Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social) lançou em 2025 o Programa Rumo que propiciou a diminuição de 43% no número de pessoas em situação de rua no município.

Em janeiro de 2025, segundo dados da Sedis, 433 pessoas estavam em situação de grande precariedade e vulnerabilidade social ocupando as ruas e semáforos de Taubaté. Esse número caiu para 245 pessoas, com registros referentes ao mês de novembro do mesmo ano.

O Programa Rumo reúne estratégias para garantir a saída gradativa das ruas e a reconstrução de vínculos familiares rompidos ou fragilizados. E tem como objetivo incentivar a população em situação de rua ao acolhimento temporário, com proteção e possibilidade de superação da condição em que estão vivendo, resgatando a dignidade, com oferta auxílio e atendimento especializado.

Diariamente cerca de 30 pessoas são abordadas pela equipe Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) para destinação aos serviços especializados.

Em junho, foi inaugurado o Abrigo Papa Francisco, a 2ª unidade em Taubaté, representando uma redução de 90% na demanda reprimida por atendimento. Os números indicam que após atendimento na unidade, 7 pessoas ingressaram no mercado de trabalho, 44 superaram a situação de rua.

Em relação aos equipamentos destinados ao atendimento à população em situação de rua, no Pop Rua I aconteceu durante o ano uma média de 400 atendimentos/mês, com 28 superações de situação de rua, 4 transferências para ILPI (Instituições de Longa Permanência) e 2 recâmbios para outros estados. No Pop Rua II foram registrados 1.844 atendimentos/mês.

A população deve acionar em caso da presença de pessoas em situação de rua, o whatsapp (12) 99777-9767 para acionar o serviço de abordagem social que funciona initerruptamente, 24h por 7 dias da semana.

Botão Voltar ao topo