publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caçapava decreta Situação de Emergência Hídrica por falhas no abastecimento

Decreto publicado em 26 de dezembro autoriza ações emergenciais diante da falta de água e tem validade de 180 dias

A medida foi adotada em razão das falhas registradas no fornecimento de água pela concessionária SABESP. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

A Prefeitura de Caçapava decretou, na sexta-feira (26 de dezembro), Situação de Emergência Hídrica – nível 1 nas áreas do município afetadas pela falta de abastecimento de água potável. A medida foi adotada em razão das falhas registradas no fornecimento de água pela concessionária SABESP e terá validade de 180 dias.

O decreto leva em consideração a Lei Federal nº 12.608/2012, que autoriza os municípios a declararem situação de emergência, além do cenário atual de desabastecimento enfrentado pela população e das altas temperaturas registradas na região, que agravam os impactos sobre a hidratação, a higiene e a alimentação dos moradores.

Com a publicação do decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuação suplementar à Sabesp, com o objetivo de garantir o atendimento à demanda de abastecimento de água potável nas áreas afetadas. A coordenação da logística de atendimento será centralizada junto à concessionária.

A declaração de emergência permite maior agilidade na adoção de medidas administrativas e operacionais, visando minimizar os impactos do desabastecimento e reforçar as ações de prevenção e resposta diante do risco à saúde pública, especialmente em um período marcado por temperaturas extremas.

O decreto entra em vigor na data de sua publicação. O texto completo está disponível para consulta no site oficial da Prefeitura de Caçapava.

📍 Leia mais notícias sobre Caçapava e o Vale do Paraíba clicando aqui.

Botão Voltar ao topo