Novelis recebe selo “Amigo dos Catadores e Catadoras” na ExpoCatadores 2025

Durante o evento, a empresa também destacou o modelo de Centros de Coleta de Sucata de Alumínio, essencial para a circularidade do metal no Brasil, e promoveu ação especial sobre o livro "Mulheres que Reciclam o Futuro".

Durante o evento, a empresa também destacou o modelo de Centros de Coleta de Sucata de Alumínio, essencial para a circularidade do metal no Brasil, e promoveu ação especial sobre o livro “Mulheres que Reciclam o Futuro”. (Foto: Divulgação)

A Novelis participou da ExpoCatadores 2025, o maior encontro de catadores e catadoras do mundo. O evento, que teve como tema a “Transição Justa na Cadeia de Valores da Reciclagem”, aconteceu de 17 a 19 de dezembro de 2025, no Anhembi, em São Paulo (SP), com a Companhia presente como patrocinadora da cota institucional, via Lei Federal de Incentivo à Reciclagem.

Um dos destaques da participação foi a conquista do selo “Amigo dos Catadores e Catadoras”, um reconhecimento às empresas que prestam serviços relevantes à categoria e ao desenvolvimento da reciclagem popular no Brasil, concedido pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).”Receber o selo pela terceira vez consecutiva é a validação de que estamos no caminho certo, implementando práticas sustentáveis ao negócio e de respeito aos principais agentes dessa cadeia: os catadores e catadoras que fazem do Brasil uma referência mundial em reciclagem das latas de alumínio. Além da relação comercial, apoiamos iniciativas em prol da reciclagem de forma transversal a fim de promover a conscientização e educação ambiental, fortalecimento e reconhecimento do papel fundamental das cooperativas de reciclagem e cooperados, e ampliação do acesso a ações ligadas à cultura, educação, esporte e bem-estar para os elos da cadeia.”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul

Em seu estande, a Novelis apresentou o seu modelo de negócios, que conta com 14 Centros de Coleta de Sucata de Alumínio estrategicamente distribuídos de Norte a Sul do Brasil. Um modelo pioneiro que aproxima a indústria recicladora dos catadores e cooperativas. Nestes espaços, a sucata passa pelos processos de pesagem, análise de qualidade, limpeza, prensagem, estocagem e preparação para transporte até a fábrica de chapas da Companhia em Pindamonhangaba (SP), considerada o maior Complexo Integrado de Laminação e Reciclagem de Alumínio do mundo.

Outra ativação de destaque no espaço da companhia no evento, foi o pré-lançamento do livro “Mulheres que Reciclam o Futuro!”, idealizado pela Rede Educare e patrocinado pela empresa por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O livro, que reúne fotografia e texto, retrata a força, os territórios e os caminhos trilhados por 25 mulheres brasileiras – todas catadoras – de diferentes regiões do país. Embora o lançamento oficial do livro não tenha ocorrido durante o evento, a empresa apresentou uma exposição de fotos das personagens, em um formato de spoiler, para celebrar e dar visibilidade às histórias destas mulheres que reciclam o futuro.

A conquista do selo e toda a participação na ExpoCatadores 2025 reforçam a importância que a Novelis atribui ao trabalho desempenhado por esses profissionais para a sustentabilidade do país.

Botão Voltar ao topo