São José: Ouvidoria já atende em novo espaço na recepção do HM

No novo espaço, a Ouvidoria realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na recepção central do HM. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Como parte do conjunto de reformas e melhorias estruturais realizadas nos últimos meses, a Ouvidoria do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos Campos, passou, nesta semana, a atender na recepção central, em um espaço mais acessível e acolhedor para a população.

A mudança integra as ações de modernização da unidade, um compromisso assumido pela Prefeitura de São José dos Campos e a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), gestora da unidade, em oferecer uma escuta mais qualificada aos usuários do SUS.

No novo espaço, a Ouvidoria realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, além de manter canais permanentes de comunicação com a população.

As manifestações podem ser registradas pelo telefone fixo (12) 3901-3534, pelo WhatsApp (12) 99214-9808 ou pelo e-mail ouvidoria@hmjcf.spdm.org.br, garantindo diferentes formas de acesso ao serviço.

Segundo a coordenadora da Ouvidoria, Juliana Aparecida Soares, a atuação do setor vai além. “Mesmo com a mudança para a recepção central do hospital, a Ouvidoria segue realizando a escuta ativa beira leito, colhendo informações diretamente com pacientes e familiares para avaliar o nível de satisfação e identificar oportunidades de melhoria no atendimento”, destaca.

O trabalho da Ouvidoria conta ainda com a atuação das ouvidoras Elisabeth Aparecida dos Santos e Viviane Cristina do Nascimento, que reforçam o acolhimento às demandas, críticas, sugestões e elogios encaminhados pelos usuários.

Atendimentos

Dados do Relatório Gerencial de 2025 apontam a relevância da Ouvidoria na mediação entre a instituição e os usuários. De janeiro a novembro, foram registrados 4.814 atendimentos (média de 438 por mês), realizados por diferentes canais, como atendimento central, presencial, telefone, e-mail, WhatsApp, Ouvidoria da Saúde, além de pesquisas e caixas de sugestões.

Entre os tipos de demandas, predominam as orientações, seguidas por um número expressivo de elogios, que apresentaram crescimento ao longo do segundo semestre.

As queixas, embora em menor volume, foram majoritariamente resolvidas no próprio atendimento ou encaminhadas às áreas responsáveis. Ao todo, 430 manifestações foram solucionadas pela Ouvidoria, evidenciando a efetividade do serviço e a capacidade de resposta institucional.

Outro destaque do relatório é o desempenho nas pesquisas de satisfação. A meta mensal de 380 formulários foi superada em todos os meses analisados, totalizando 8.566 pesquisas preenchidas até novembro. As avaliações contemplam setores como internação, ambulatório, pronto-socorro adulto, infantil e obstétrico, exames e Ambulatório da Mulher, permitindo uma análise ampla da experiência do usuário.

Outras reformas

A mudança da Ouvidoria ocorre em um momento de intensa transformação da unidade. No início deste mês foram entregues os últimos 10 quartos reformados da Clínica 1, concluindo a modernização de todo o conjunto de enfermarias. Ao todo, foram 54 quartos reformados, distribuídos entre as Clínicas 1, 2 e 3, totalizando 108 leitos modernizados.

As obras também avançam na recepção do Ambulatório. Após a entrega da Ouvidoria, em breve será concluído o novo espaço para guarda-volumes.

A recepção contará ainda com uma sala de teleconferência, permitindo comunicação direta com médicos do centro cirúrgico e oferecendo informações rápidas e seguras às famílias dos pacientes.

Botão Voltar ao topo