Sebrae-SP destaca as principais tendências de consumo para 2026

Pequenos negócios devem se adaptar e buscar estratégias para se manterem no mercado

O comportamento do consumidor está se transformando cada vez mais. A autenticidade, a valorização da sustentabilidade, o consumo consciente e a busca por personalização estão entre as principais tendências de consumo para 2026.

Nesse cenário, as pequenas empresas precisam saber se adaptar e buscar estratégias que estejam cada vez mais alinhadas ao perfil do consumidor para se manterem no mercado.

O consultor de negócios do Sebrae-SP Alexandre Giraldi listou oito tendências que podem orientar as decisões de micro e pequenas empresas e gerar oportunidades de negócio em 2026. Confira abaixo:

Busca por autenticidade

Os consumidores desejam cada vez mais transparência e propósito, buscando por empresas que valorizem o diálogo humano e a empatia. “O empreendedor pode mostrar os bastidores do seu negócio: a rotina real, o que dá certo e o que dá trabalho, quem faz parte da equipe e como as coisas acontecem de verdade. Contar a história da empresa gera identificação e as pessoas tendem a acreditar mais em quem se mostra de verdade.”

A beleza com um novo significado

O conceito de beleza se transforma em bem-estar integral, deixando de ser apenas estética e unindo saúde e autocuidado, reforçando a beleza como um pilar de equilíbrio e vitalidade. “Mostre como seu produto ou serviço impacta a vida do cliente além da aparência, falando de conforto, praticidade, confiança e bem-estar.”

Sustentabilidade no centro

Iniciativas sustentáveis deixam de ser um diferencial e se tornam um valor central. Os consumidores passam a valorizar cada vez mais marcas que tenham transparência ambiental e processos éticos. “Mostre, de forma simples, o que já é feito hoje, mesmo que sejam pequenas ações; não precisa ser perfeito para ser relevante. E busque reduzir os desperdícios no que estiver ao seu alcance.”

Conexões multissensoriais

As pessoas buscam cada vez mais experiências sensoriais que estimulem os sentidos e tornem o ato de consumir mais imersivo, prazeroso e memorável. “Pergunte-se sempre: ‘Como meu cliente se sente ao entrar em contato com minha marca?’

No espaço físico, cuide do ambiente como um todo: música agradável, cheiro marcante, organização, conforto e acolhimento. No digital, use vídeos, áudios, histórias e narrativas que despertem emoção e proximidade.”

Consumo consciente

O consumidor de 2026 estará mais inclinado a gastar seu dinheiro em experiências do que em produtos tradicionais. Essa tendência mostra uma mudança de valores: o foco está em viver momentos significativos e criar memórias, não apenas em acumular bens materiais.

“Evite empurrar vendas desnecessárias; ajude o cliente a fazer a melhor escolha para ele, seja transparente sobre preços, prazos, condições e limitações e trabalhe a relação de longo prazo, não apenas a venda imediata.”

Alimentação funcional

A alimentação funcional será um pilar nas escolhas de consumo. Saúde e sabor caminham juntos como pilares das escolhas alimentares. “Destaque os benefícios funcionais dos seus produtos de forma simples e responsável, sem exageros.”

Personalização do consumo

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Os consumidores se interessam cada vez mais por produtos e serviços que se adaptem às suas necessidades e preferências. Diante disso, a personalização pode ser a chave para fidelizar clientes e atrair consumidores que buscam experiências sob medida em diversos segmentos.

“Chame o cliente pelo nome e demonstre que você se lembra dele. Ofereça opções, variações, combinações ou adaptações sempre que possível. Personalização não é tecnologia cara, é atenção genuína. Quem se sente único volta.”

Resiliência do consumidor

Em meio a crises e incertezas, cresce a busca por produtos que promovam equilíbrio emocional. Marcas que transmitirem apoio e propósito podem conquistar conexões emocionais duradouras com os clientes. “Mostre que sua marca está ao lado do cliente, e não apenas tentando vender. Crie mensagens que transmitam apoio, parceria e compreensão. Empatia virou estratégia de negócio.”

Estar atento às principais tendências de consumo é fundamental para manter a competitividade no mercado e a saúde dos negócios.

O Sebrae-SP reforça o seu papel de apoiar os pequenos negócios por meio de cursos, capacitações e consultorias. Procure o escritório mais próximo ou as unidades do Sebrae Aqui.

Para conferir o e-book completo sobre as Tendências no Empreendedorismo para 2026, acesse: https://digital.sebraesp.com.br/curso/ebook-tendencias-empreendedorismo

Sobre o Sebrae-SP

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas.

Tem atuação com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

O Escritório Regional (ER) do Sebrae-SP em Guaratinguetá atende 21 municípios: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Cunha, Lavrinhas, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, Silveiras, além de Guaratinguetá.

Nosso ER está localizado na Rua Monsenhor Filippo, 177, no Centro. Telefones (12) 3128-9600 ou (12) 99114-5146. Saiba mais em www.sebrae.com.br.

Botão Voltar ao topo