São José: Educação Integral agita escolas com mostras culturais

As apresentações contaram com a presença dos pais, familiares e professores nas escolas. (Foto: Paulo Amaral/FCCR/PMSJC)

Pureza, determinação e muito talento marcaram as mostras culturais realizadas nas escolas da rede de ensino municipal.

As apresentações dos alunos, resultado das diversas oficinas desenvolvidas ao longo do ano, encantaram pais, educadores e a comunidade escolar. Entre as atividades apresentadas houve: oficinas multiesportivas, jazz, balé, circo, capoeira, tecnologia, danças urbanas, bate lata, modelagem entre outras linguagens artísticas.

Sorrisos, emoção e orgulho também fizeram parte dos eventos organizados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania.

A iniciativa acontece há três anos e tem como objetivo promover o desenvolvimento integral dos estudantes por meio de atividades complementares de arte, cultura, esporte e tecnologia no contraturno escolar.

Ao todo, mais de 5 mil alunos já foram atendidos pelo programa, que oferece 197 oficinas de diferentes linguagens artísticas. A Mostra Cultural representa um momento especial no calendário escolar, pois é a oportunidade de os estudantes apresentarem à comunidade tudo aquilo que aprenderam durante o ano letivo.

Apresentações que emocionam

Na Emefi Therezinha do Menino Jesus, localizada no bairro Dom Pedro I, os alunos apresentaram trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o ano, culminando na Mostra Cultural como uma vitrine dos projetos realizados.

Entre as diversas apresentações, a professora de jazz, Débora Lima, destacou a importância das oficinas e o processo de ensino até o momento da apresentação.

“Eu acredito que as oficinas vieram para agregar trazendo todos os tipos de artes. Trabalhar com as crianças e vê-las evoluindo a cada aula é gratificante, ainda mais ver as apresentações na frente dos pais cheios de orgulho”, afirmou.

A aluna Lívia Vitória também compartilhou sua experiência e o impacto das oficinas em sua vida. “Comecei a gostar de dança a partir do jazz, quando eu vi que tinha as oficinais eu me apaixonei”, destacou.

Em outras unidades escolares, como na Emefi Silvana Maria Ribeiro de Almeida, do Jardim Cerejeiras, o evento também foi marcado por emoção, criatividade e envolvimento dos alunos.

“Além da autoestima, as crianças convivem com colegas diferentes durante as oficinas e isso contribuiu para as relações serem de respeito, amizade, empatia e acreditarem que é possível, acreditarem no seu potencial”, disse a vice-diretora da escola, Zuleika Zamoner.

“É incrível, a sensação de estar presenciando tudo isso é maravilhosa, alunos ansiosos por mostrar o que aprenderam aos familiares e comunidade escolar e pais mais ainda por ver seus filhos expondo arte e cultura. É emoção que transborda”, ressaltou Zuleika.

Vivências que transformam

Sofia Fernanda, de 9 anos, destacou entusiasmada o que mais gosta das oficinas: “Eu faço capoeira e (oficina de) tecnologia e me divirto muito porque aprendo muitas coisas”.

Sofia participa das oficinas de capoeira e tecnologia e se diverte aprendendo | Foto: PMSJC

Kauã de Jesus Silva, de 11 anos, destacou a diversidade de oficinas que frequenta. “Eu faço oficina multiesportiva, ela é muito legal, pois nós exercitamos, faço de artes porque quero aprender mais de desenhos. Também faço bate lata.”, afirmou.

Já Gyovanna de Cássia, também de 11 anos, comentou sobre o aprendizado e a importância do projeto em seu último ano na escola. “Eu faço as oficinas de tecnologia que a gente aprende a montar, construir vários jogos e multiesportivo e fazemos vários esportes e brincadeiras, estou gostando muito da experiência, ainda mais por ser o meu último ano”, afirmou.

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Educação integral

As apresentações são fruto de um trabalho construído ao longo de todo o ano, com liberdade criativa para que cada escola desenvolvesse suas atividades de acordo com a identidade da comunidade escolar. As oficinas são realizadas no contraturno das aulas e fazem parte da proposta de Educação Integral.

O ensino em tempo integral incentiva o desenvolvimento completo dos estudantes, atendendo às diferentes necessidades de aprendizagem e fortalecendo competências socioemocionais, como respeito, empatia, convivência e trabalho em equipe.

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