Prefeitura de São José intensifica ações de combate ao tráfico de drogas

Equipes preparadas para mais uma Operação Impacto; com as ações integradas, o combate ao tráfico de drogas foi ampliado em toda a cidade. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou neste ano o combate ao tráfico de drogas em todas as regiões da cidade, ampliando as ações integradas com as forças de segurança através do programa São José Unida.

As equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) atenderam mais de 120 ocorrências, que resultaram na prisão de suspeitos e apreensão de entorpecentes, que ficaram à disposição das autoridades.

As ações também tiveram o auxílio das câmeras inteligentes do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) espalhadas por toda a cidade, que propiciam monitoramento em tempo real 24 horas por dia para solução cada vez mais rápida dos crimes.

Operações especiais

Em 2025, os guardas participaram, ainda, de operações com policiais civis.

Em outra frente de atuação, uniram forças com policiais militares durante atividades da Operação Impacto Integrada, que também contaram com a participação de representantes de órgãos parceiros do programa São José Unida, como fiscais do Departamento de Posturas Municipais e Estética Urbana e agentes de Mobilidade Urbana, ambos da Prefeitura, além de representantes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito-SP).

A ampliação das ações conjuntas das forças de segurança para combater o tráfico de drogas em todas as regiões de São José integra o Plano de gestão 2025-2028.

São José Unida

O programa São José Unida foi criado em 2017 pela Prefeitura para união das forças de segurança com o objetivo de prevenir a violência e reduzir a criminalidade.

Fazem parte a Guarda Civil Municipal, Departamento de Posturas Municipais e Estética Urbana, Defesa Civil, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.

Nos oito anos do programa, a cidade registrou marcos históricos, ficando quatro anos sem registro de roubos a bancos. Atualmente, 90% dos homicídios são solucionados, produtividade bem maior do que a média nacional, que é de 30%.

Criminalidade em queda

Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo demonstram queda expressiva e vertiginosa nos principais índices criminais na comparação dos 10 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2016, ano anterior à criação do São José Unida: roubos de veículos (-90%), roubos (-86%), furtos de veículos (-70,5%) e furtos (-16%).

Desde 2021, quando foi implantado o CSI, coração tecnológico do São José Unida, 1.730 suspeitos foram detidos, 823 veículos foram recuperados), 3.737 ocorrências foram atendidas e 60 armas foram apreendidas.

Os bons resultados se devem à ampliação de investimentos e uso da tecnologia, união das forças de segurança, implantação de novos programas e incremento de ações e melhorias constantes, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população.

Botão Voltar ao topo