Pinda promove oficinas para pessoas em situação e superação de rua em parceria com o Senac

(Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Departamento de Proteção Social Especial, em parceria com o Senac, está realizando um ciclo de oficinas com o tema “Se esta rua fosse minha”, voltado a pessoas em situação de rua acompanhadas pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e para acolhidos em processo de superação da situação de rua atendidos pela Casa de Passagem.

A iniciativa tem como objetivo orientar e despertar nos participantes a possibilidade de uma nova perspectiva de vida, promovendo reflexões sobre cidadania, pertencimento e reinserção social.

As atividades buscam fortalecer a autoestima e estimular caminhos para a reconstrução de projetos pessoais e profissionais.

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Patrícia Garcez, este é apenas o início de um trabalho contínuo. “Estamos encerrando o primeiro módulo da Oficina e nosso planejamento é dar continuidade para o próximo ano, através de atividades socioeducativas, culturais e profissionalizantes”, destacou.

A secretária de Assistência Social, Andrea Barreto, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos equipamentos da rede socioassistencial do município. “Os equipamentos do SEAS e da Casa de Passagem têm um papel fundamental na oferta de suporte psicossocial às pessoas em situação de rua.

Nosso compromisso é promover dignidade por meio de um atendimento humanizado, com acompanhamento contínuo, fortalecimento de vínculos e garantia de acesso a direitos, criando oportunidades reais de transformação de vida”, afirmou a secretária.

O primeiro ciclo das oficinas encerrou na última sexta-feira (12). A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Pindamonhangaba com políticas públicas voltadas à inclusão social, ao cuidado e à promoção da cidadania.

Botão Voltar ao topo