Estudantes do Vale do Paraíba celebram medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências

Alunos dos ensino Fundamental e Médio receberam medalhas de ouro, prata e bronze em evento na Universidade de São Paulo (USP)

Foto: Marco Ankosqui

Os 366 alunos da rede estadual com melhor desempenho na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2025 foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados em cerimônia realizada no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (CDI-USP) nesta semana.

Do Vale do Paraíba, são 29 alunos medalhistas. A competição deste ano teve como tema central os oceanos e os participantes foram estimulados a explorar a biodiversidade marinha, o ciclo da água e o papel dos mares no equilíbrio climático e na sustentabilidade do planeta.

O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, foi representado na premiação pelo professor Rodrigo Fernandes de Lima, especialista curricular de Química da Subsecretaria Pedagógica (Suped). Segundo ele, a ideia de realizar o evento em parceria com a USP foi uma forma de aproximar os alunos das escolas públicas da universidade pública: “Nós pensamos na USP porque desde a Olimpíada de Química, a nossa ideia é estreitar os laços da escola pública com a universidade pública.

É um movimento que visa apresentar a universidade pública para o estudante, para que ele conheça e se sinta motivado a estar aqui dentro, para que ele entenda que esse espaço também é para ele, também é para o aluno de escolas públicas”, explica.

Olimpíada Nacional de Ciências 2025

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2025, uma das maiores competições científicas do país, foi destinada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, incluindo estudantes do itinerário formativo da Educação Técnica Profissional e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A competição é organizada por cinco importantes instituições científicas, entre elas, o Instituto Butantan, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Sociedade Brasileira de Física.

A primeira fase foi realizada nos dias 14, 15 e 16 de agosto, com questões objetivas de múltipla escolha. Já os classificados para a segunda fase, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, realizaram provas dissertativas.

A cerimônia de premiação, na quarta-feira, contou ainda com a presença do professor do Instituto de Química da USP e coordenador estadual da ONC, Fernando Lopes; do professor do Instituto de Química – USP e vice-presidente da Associação Brasileira de Química de São Paulo (ABQ-SP), Jairo José Pedrotti e da estudante de química do Instituto de Química da USP, Maria Elisa Andrade Prado Teixeira.

Botão Voltar ao topo