
O Intercity Pátio Pinda Hotel & Resort, em Pindamonhangaba (SP), já alcançou 95% de ocupação para sua primeira celebração de Ano Novo, numa procura que sinaliza a retomada da demanda por hospedagem e lazer na região da RMVale. A informação ganha força em um momento em que o setor turístico nacional vive recordes: segundo dados da Embratur, o Brasil registrou um crescimento de 48,2% nas chegadas de turistas internacionais no primeiro semestre de 2025, superando a média global.
O resort, que passou por uma recente expansão com investimento de R$ 20 milhões e ampliação da área de lazer e do centro de convenções, surge como alternativa estratégica para visitantes que buscam natureza, lazer, turismo religioso e conveniência. A localização torna o hotel um ponto de convergência prática para quem deseja explorar atrações naturais da região, além de participar de eventos locais.
Para o Réveillon, o Intercity Pátio Pinda Hotel & Resort preparou um pacote completo com ceia especial, música ao vivo e acesso a toda a infraestrutura do resort. Para Edmilson Pereira, Gerente Geral do empreendimento, o movimento reforça uma tendência observada pelo mercado: o interior paulista vem se destacando como destino de turismo de experiência. “O que mais atrai os viajantes é a combinação de conforto, bom custo-benefício e proximidade com a natureza e com centros urbanos.”
Potencial RMVale e tendências de consumo
O levantamento da Embratur reforça ainda o potencial de hotéis localizados em destinos no interior com infraestrutura completa para lazer, eventos e turismo religioso. Estabelecimentos estrategicamente posicionados, com fácil acesso a belezas naturais impactantes como o Parque Nacional da Serra da Bocaina, Pedra do Baú, Pico Agudo, Parque Estadual da Serra do Mar, Horto Florestal de Campos do Jordão, Pico do Itapeva e litoral norte paulista, podem oferecer experiências diferenciadas a turistas nacionais e internacionais. Além disso, algumas tendências de consumo se destacam e também podem ser exploradas na RMVale: turismo de aventura, que movimentou US$ 1,16 trilhão mundialmente em 2024, com 67% dos viajantes internacionais incluindo atividades desse tipo em suas viagens; turismo gastronômico, com foco em experiências autênticas, sustentáveis e com predominância de público Millennial; e observação de vida silvestre, onde experiências de ecoturismo ganham cada vez mais destaque no mercado global.

Circuito Serra, Fé e Mar
Lançado em agosto deste ano, o Circuito Serra, Fé e Mar é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que integra municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Região Turística da Fé para criar um destino único e sustentável. O objetivo é transformar esse território em um polo de experiências completas, reunindo patrimônio histórico, cultural, natural e religioso em um só itinerário, que combina contemplação, espiritualidade, aventura, lazer, gastronomia e hospitalidade.
Com acesso facilitado pelo Aeroporto Internacional de São José dos Campos, o circuito une cidades como Pindamonhangaba, Taubaté, Aparecida, Campos do Jordão, Ilhabela e São Sebastião em um esforço conjunto para fortalecer o turismo regional. A proposta é qualificar serviços, ampliar a mobilidade e promover os atrativos de forma integrada, gerando desenvolvimento, oportunidades e experiências diferenciadas para os visitantes.
Além disso, cidades da RMVale viraram Municípios de Interesse Turístico, incluindo Pindamonhangaba que passa a contar com o reconhecimento que abre portas para investimentos em infraestrutura, cultura e roteiros de ecoturismo.
Crescimento e oportunidades
Em setembro, o Intercity Pátio Pinda Hotel & Resort concluiu sua obra de expansão, com investimento de R$ 20 milhões e a previsão de gerar mais de 100 empregos em sua nova fase. Além disso, o empreendimento também acompanha o crescimento do turismo religioso na região, recebendo os fiéis. Para 2026, a ocupação já atingiu 100% da capacidade para a semana que antecede o principal feriado de Aparecida-SP. Além disso, o hotel recebeu neste ano diversos hóspedes estrangeiros, em sua maioria a negócios, aproveitando a proximidade com o polo industrial da região e reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento econômico local.
“Com o novo DNA do hotel, buscamos fidelizar esses clientes, mostrando as diversas opções de lazer que oferecemos tanto no hotel quanto na região, garantindo experiências completas em lazer, turismo religioso e convenções”, ressalta Edmilson.

