
Proteger, ajudar o próximo e salvar vidas. Diariamente, os guardas civis municipais de São José dos Campos vivem diversas experiências em que precisam estar preparados para atuações rápidas e eficientes.
Na manhã deste domingo (7), cinco integrantes da corporação referência no Estado de São Paulo socorreram a auxiliar de serviços gerais Rosana Cristina da Silva, de 47 anos, que teve AVC (Acidente Vascular Cerebral) enquanto fazia compras de Natal com o marido e o filho de 10 anos no calçadão da rua 7 de Setembro, na região central.
Os primeiros socorros foram prestados por Jonas Pereira Constantino e Vinícius de Oliveira Souza, do grupamento de bicicletas (Gbike) e que estavam trabalhando na Operação Natal, de reforço no patrulhamento da GCM (Guarda Civil Municipal) e na fiscalização do comércio na região central e nos bairros neste período de compras de final de ano. Saiba mais sobre a Operação Natal aqui.
No atendimento emergencial, eles tiveram ajuda de uma enfermeira que passava pelo local.
Socorro rápido
Imediatamente, Constantino e Oliveira acionaram uma viatura com os guardas civis municipais Weslley Resende da Silva, João Paulo Pereira Barbosa e Gustavo Couto Toledo Rosa, que levaram a munícipe até o Hospital Municipal, na Vila Industrial, na região leste.
Entre os primeiros socorros e a chegada ao hospital, não se passaram nem 10 minutos. O médico que atendeu Rosana atestou que a rapidez e eficiência no socorro foram fundamentais para reduzir as sequelas do AVC.
Rosana teve alta na tarde desta terça-feira (9) e já está em casa com o marido e o filho. Ela está com comprometimento momentâneo na fala, mas familiares afirmaram que irá fazer fonoaudiologia para se recuperar plenamente.
Gratidão
Nesta segunda-feira (8), um dia após o AVC sofrido por Rosana, sua irmã Tatiane Silva, de 42 anos, teve a oportunidade de agradecer pessoalmente a representantes da Prefeitura que estiveram em uma rádio da cidade para participação ao vivo em programa da emissora e que estavam acompanhados por guardas civis municipais.
Ela é a responsável pelas inserções comerciais desta rádio, onde Rosana também trabalha.
“Não temos nem palavras para agradecer. A rapidez e eficiência dos guardas salvaram minha irmã. Se ela já está em casa e com poucas sequelas, foi graças ao trabalho dos guardas e dos médicos”, disse Tatiane.
“A Rosana foi muito bem tratada por todos no Hospital Municipal. Tenho orgulho de morar em uma cidade que possui uma Guarda Civil Municipal e um Hospital Municipal como temos aqui em São José”, completou.
Emoção
Constantino, herói com seus quatro colegas da Guarda Civil Municipal, afirmou que ajudar a salvar vidas não tem preço. “Somos treinados para atuar de forma rápida em nosso dia a dia e estamos preparados para todos os tipos de ocorrência. Neste caso específico, a agilidade no atendimento das equipes contribuiu significativamente para o resultado final, minimizando possíveis sequelas”, disse o guarda civil municipal.
“Ficamos felizes por poder ajudar a salvar vidas e é muito gratificante para nós saber que tudo deu certo no final. Quando vi o desespero do filho da munícipe, na hora lembrei do meu filho de 4 anos. Isto me deu ainda mais força”, completou.
Uma vida salva, cinco guardas civis municipais rápidos e eficientes, médicos e profissionais da saúde dedicados e competentes, um marido, um filho e uma irmã agradecidos. Um dia que não será esquecido por nenhum deles.

