Governo de São Paulo lança programa para estimular viagens de turistas da terceira idade

Novo programa Turismo 60+ oferecerá roteiros completos e gratuitos pelo Estado para viajantes acima de 60 anos

Governo de São Paulo lança programa para estimular viagens de turistas da terceira idade
Iniciativa visa promover inclusão social de pessoas acima de 60 anos oferecendo oportunidades de viagem em destinos turísticos do estado Foto: Freepik

O Governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira (8) o programa Turismo 60+, iniciativa que promove a inclusão social de pessoas acima de 60 anos ao oferecer oportunidades de viagem para conhecer novos destinos e atrativos paulistas. O lançamento foi realizado em Águas de Lindóia. Foram contemplados os municípios de Praia Grande, Ubatuba, Serra Negra, Aparecida e Cunha.

O programa contempla viagens gratuitas de até quatro dias por destinos do Estado, com serviços inclusos de alimentação, hospedagem, passeios, seguro-viagem, guia de turismo e kit viagem (camiseta, squeeze e viseira).

As prefeituras e organizações sociais poderão solicitar as viagens a partir de janeiro de 2026, por meio de uma plataforma específica do programa. Como contrapartida, o transporte deverá ser oferecido pelos municípios ou pelos próprios grupos participantes.

Para participar, os interessados devem procurar a prefeitura local para se cadastrar. Cada grupo deve ter, no mínimo, 30 pessoas.

No dia 8 de dezembro, a Setur-SP recebeu os primeiros grupos do Turismo 60+, vindos de Santa Lúcia, Tabapuã e da capital paulista, para visitar Águas de Lindóia. O grupo, com cerca de 60 participantes, também fará visita ao centro de São Paulo. Simultaneamente, outros grupos estarão em Caraguatatuba e Mongaguá, vindos da capital, de Estiva Gerbi e de Presidente Epitácio.

“O Estado tem destinos no interior e no litoral que proporcionam conforto e experiências de qualidade ao público sênior, que cresce tanto em São Paulo quanto no restante do país. Por isso lançamos o Turismo 60+, para incluir e levar os viajantes maduros a conhecer as maravilhas do Estado”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Quem são os viajantes 60+ e sua importância para o turismo

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2030 a população idosa deverá ultrapassar a jovem, tornando-se o segmento mais numeroso da pirâmide etária brasileira. Os viajantes da chamada “Geração Prateada”, com mais independência financeira e qualidade de vida, passaram a realizar até três viagens por ano, de acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-SP).

O turista sênior apresenta um perfil diverso: há quem prefira viajar sozinho ou em grupo, os entusiastas de roteiros de aventura, os interessados em circuitos culturais e aqueles que buscam meios de hospedagem e transporte mais inclusivos e confortáveis. Essa variedade tem exigido do setor turístico maior qualificação dos profissionais e operadores.

Em 2024, foram realizadas seis edições do RoadShow 60+ SP, evento itinerante de capacitação para aprimorar o atendimento ao público sênior. A iniciativa é promovida pela Setur-SP em parceria com a revista Melhor Viagem 60+. Ao todo, mais de 850 profissionais participaram das etapas do evento.

A primeira rodada de capacitações ocorreu em Santo André, em julho, seguida por Botucatu e Andradina (agosto), Franca e São Carlos (setembro), encerrando 2025 com Mogi das Cruzes (outubro).

Botão Voltar ao topo