
No próximo domingo, 14 de dezembro, Caçapava recebe o 3º Encontro de Folias de Reis da Germana, que acontece das 10h às 16h, no Espaço Cultural Ruy do Pandeiro. O evento, aberto ao público, é uma iniciativa da Cia de Reis Folia de Francisco e do Ponto de Cultura Pé de Manga, com apoio da Prefeitura. O objetivo é preservar essa tradição cultural e fortalecer a identidade da população, principalmente para as novas gerações.
Este ano, além da Cia de Reis Folia de Francisco, composta por 12 integrantes, participarão do encontro outros cinco grupos convidados: Folia de Reis da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança (Caçapava), Folia de Reis do Mestre Zé Mira (São José dos Campos), Grupo Jeca de Reis (Pindamonhangaba), Adoradores de Presépio do Parque Bandeirante (Taubaté) e Folia de Reis da Paróquia São José (Tremembé), reunindo cerca de 70 foliões. Em 2024, foram três grupos participantes.
A programação inclui apresentação das folias ao longo do dia, almoço comunitário e uma exposição artística dos Bonecões da Mantiqueira e sua criadora Ana Salles. Quem quiser contribuir com o almoço pode doar mantimentos, refrigerantes ou água mineral. O telefone para o contato é (12) 99762-4486 (falar com Ana Masseo).
Tradicionalmente, esse encontro era realizado no bairro da Germana, zona rural de Caçapava, começando no Ponto de Cultura e se espalhando pelas ruas e casas. Mas este ano, para dar mais conforto aos grupos e visibilidade ao evento, optou-se por um espaço maior na região central. A expectativa é que o encontro reúna mais de 300 pessoas ao longo do dia.
Para Talits Domingos, uma das produtoras do evento, possibilitar que as pessoas conheçam, participem e compartilhem memória e alimento é uma forma de valorizar aqueles que ainda mantêm viva essa tradição sociocultural. “Esse é um jeito simples de agradecer às donas de casa e aos devotos que recebem a folia, além de reunir as companhias parceiras em um encontro de cultura e religiosidade popular”.
A Folia de Reis é uma manifestação popular de matriz cristã que remete à festa da Epifania — a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus. Foi difundida pela Península Ibérica e trazida ao Brasil no período colonial, onde se enraizou com grande diversidade regional. Em seu percurso histórico, ela incorporou elementos de festas medievais e práticas folclóricas locais, transformando-se em diferentes “reisados”, “ternos” ou “tiradas”, com cantorias, danças, personagens e instrumentos típicos que variam conforme a região.
SERVIÇO:
3º Encontro de Folias de Reis da Germana
Data e horário: 14/12/2025, das 10h às 16h
Local: Espaço Cultural Ruy do Pandeiro – Rua Pe. José Benedito Alves Monteiro, 480 – Vila Santos.

