Nova vacina para gestantes chega à rede de saúde de Pindamonhangaba

Imunização contra o vírus sincicial respiratório entra para o calendário da gestante

Vacina contra Covid-19 produzida com a USP encerra mais uma fase com resultados promissores
O imunizante foi incorporado ao calendário vacinal das gestantes e tem como principal objetivo proteger os bebês contra quadros graves de infecções respiratórias, como bronquiolite e pneumonia, nos primeiros meses de vida.. (Foto: GESP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, passa a oferecer, a partir desta quarta-feira (10), a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes nas salas de vacina de todas as unidades de saúde do município. O imunizante foi incorporado ao calendário vacinal das gestantes e tem como principal objetivo proteger os bebês contra quadros graves de infecções respiratórias, como bronquiolite e pneumonia, nos primeiros meses de vida.

A vacinação é destinada às gestantes a partir da 28ª semana de gestação, em dose única, aplicada durante o pré-natal. Ao receber a vacina, a mãe produz anticorpos que são transferidos ao bebê ainda na gestação, aumentando a proteção da criança logo após o nascimento, período em que o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.

Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de pré-natal, comprovando as semanas de gestação, a caderneta de vacinação, além do CPF e do cartão SUS.

A secretária de Saúde, Andreia Martins, reforçou a importância de que as gestantes mantenham o esquema vacinal em dia. “A vacinação contra o VSR é um gesto de cuidado que começa ainda na barriga e ajuda a evitar casos graves de problemas respiratórios nos primeiros meses de vida do bebê. Por isso, pedimos que as gestantes procurem a unidade de saúde e mantenham todas as vacinas em dia”, destacou a secretária.

Botão Voltar ao topo