
O Cefe (Centro de Formação do Educador) ficou pequeno para tanta emoção na tarde desta quinta-feira (4), durante a grande cerimônia de formatura do Programa Educacional Bombeiro na Escola, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, em parceria com o 11º Grupamento de Bombeiros do Vale do Paraíba.
O evento celebrou um marco histórico: 4.912 estudantes certificados em 2025, de 38 escolas da Rede Municipal, representando a maior edição já realizada. Em maio, a primeira entrega do ano havia formado 95 alunos da Emefi Mercedes Rachid Edwards, do distrito de São Francisco Xavier.
A cada escola, 13 estudantes foram escolhidos para representar suas turmas na solenidade, que reuniu autoridades da Polícia Militar, gestores escolares, equipes técnicas e autoridades da Prefeitura.
Educação para salvar vidas
Ao longo do ano, os alunos participaram de encontros conduzidos pelos Bombeiros Educadores, Cabo Alex e Cabo Osses, aprendendo conceitos essenciais de prevenção, primeiros socorros e cidadania.
Entre os temas trabalhados estão:
Como identificar uma situação de emergência
Como acionar corretamente o 193, informando todos os dados necessários
A importância de não passar trotes
Prevenção de afogamentos
Uso correto do cinto de segurança
Cuidados no trânsito
Riscos de acidentes domésticos e incêndios
Para a 1ª Tenente PM Débora Peixoto, comandante do 1º Subgrupamento, o programa representa um investimento direto na formação cidadã das novas gerações.
“O Programa Bombeiro na Escola visa a prevenção e ensina nossas crianças a identificarem uma situação de emergência que necessita a atuação do Corpo de Bombeiros. Cada cartilha é pensada para a faixa etária correta. A nossa ideia era atingir o máximo de escolas possíveis e agora queremos dobrar a meta para o próximo ano”, afirmou.
Segundo ela, o programa vai além da teoria. “A ideia de todo programa é fomentar a prevenção, evitar que a emergência aconteça. Mas, se acontecer, eles estão preparados para identificar a emergência e acionar o Corpo de Bombeiros da maneira correta e mais rápido possível, porque quando a vida está em risco, cada segundo conta”, destacou a 1ª Tenente.
Vozes que representam
Entre os formandos, o sentimento era de orgulho e de responsabilidade. A estudante Sofia Siqueira, de 15 anos, da Emefi Profª Áurea Cantinho Rodrigues, no Jd. Oswaldo Cruz, destacou a importância de aprender sobre segurança em um mundo cheio de riscos.
“Eu achei o projeto muito legal, principalmente porque vemos muitos acidentes com incêndio com aparelhos eletrônicos. É muito bom termos abrangência de conhecimento sobre uma profissão que podemos seguir. Além disso, o dia foi muito legal e eu adorei poder representar a nossa escola”, disse.
Colega de escola, Rafael Rodrigo, de 14 anos, também celebrou a formatura e a oportunidade de representar sua turma com orgulho.
Da Emefi Luiza Maria Cavalcanti Guratti, que fica no Setville, a estudante Stella Cedotte, de 14 anos, falou sobre como o programa reforçou sua vocação para cuidar das pessoas.
“Sempre gostei de cuidar do próximo, então achei o projeto muito importante. Aprendi o que pode causar um acidente, o número para ligar para a emergência, como desengasgar uma pessoa e também como fugir de um incêndio. O dia de hoje foi muito legal!”, afirmou.
Já para Isabelly Carolina, de 13 anos, a formatura será lembrada para sempre. “O dia de hoje foi para guardar na mente. Foi especial e importante porque aprendemos a lidar com a situação caso aconteça algum acidente ou incêndio. Nós aprendemos o que fazer”, disse Isabelly.
Compromisso coletivo
Durante a cerimônia, os estudantes fizeram o juramento oficial do programa. Em uníssono, repetiram a frase que simboliza a essência do projeto e a formação de cidadãos conscientes: “zelar pela vida, pelo meio ambiente e pelo patrimônio. Viva o Bombeiro na Escola!”
A fala ecoou pelo Cefe em um momento que emocionou os professores e autoridades presentes.
Olhar para o futuro
A Secretaria de Educação e Cidadania e o Corpo de Bombeiros afirmam que o programa continuará crescendo. Um planejamento conjunto construído no início do ano possibilitou que o projeto atingisse quase toda a rede municipal em 2025, e o objetivo agora é ampliar a atuação.
A formatura encerrou com música, fotos com as viaturas e a presença do mascote Faísca, em um dia inesquecível para milhares de crianças que agora carregam consigo conhecimentos que podem salvar vidas.

