
O Empreenda ON Jovem TI, realizado em parceria entre Fundhas/Cephas e Parque de Inovação Tecnológica (PIT), encerrou mais uma edição com celebração, aprendizado e reconhecimento.
Durante seis meses, cerca de 40 adolescentes atendidos pelo Ciem (Centro de Inovação Eugênio de Melo) mergulharam em uma jornada de formação técnica, oficinas práticas e desenvolvimento humano, com foco no universo da Tecnologia da Informação e Comunicação. Nesta sexta-feira (5), seis grupos apresentaram os trabalhos de conclusão.
Segundo Giane Santos, coordenadora dos programas de desenvolvimento econômico e social do PIT, a experiência foi completa e transformadora. “O PIT tem esse programa chamado Empreenda ON, voltado ao desenvolvimento econômico e social. Nosso objetivo é despertar talentos e promover o desenvolvimento de uma profissão”, contou.
“Este ano, em parceria com a Fundhas e o Cephas, realizamos a segunda edição do Empreenda ON Jovem TI com os jovens do Eugênio de Melo. Eles passaram seis meses conosco, acompanhados pela equipe de TI do PIT e por voluntários de empresas de tecnologia do parque, entendendo o que faz um profissional da área e vivenciando isso na prática”, destacou.
As atividades aconteceram semanalmente, sempre às sextas-feiras pela manhã. Cada encontro trouxe um tema diferente relacionado à área de tecnologia.
“Eles tiveram a oportunidade de conhecer o perfil do profissional de TI, participar de oficinas práticas e experimentar, de fato, como é trabalhar com tecnologia. Hoje, eles apresentam seus trabalhos de conclusão, avaliados por uma banca com profissionais de TI e um aluno da Unifesp. A melhor equipe será premiada e, no dia 12, vamos comemorar juntos com um dia especial no Thermas do Vale”, completou Giane.
Entre os destaques desta edição está a equipe vencedora, formada por adolescentes que se dedicaram intensamente ao longo do curso. Isabela Santos, 16 anos, celebrou a conquista.
“Foi muito legal! A gente sempre participava bastante, mas às vezes ficava em segundo, terceiro… Ganhamos agora no final e foi uma conquista gigantesca. Aprendemos muita coisa nova, os professores explicam muito bem e temos muito a agradecer. Foi uma experiência incrível”, contou a jovem, empolgada com o resultado.

