De recruta a Adjunto de Comando: ST De Paiva assume função no Batalhão Borba Gato

Subtenente De Paiva inicia nova etapa na carreira ao assumir a função de Adjunto de Comando em Pindamonhangaba

Subtenente De Paiva assume função de Adjunto de Comando no Batalhão Borba Gato em Pindamonhangaba
Subtenente De Paiva assume função de Adjunto de Comando no Batalhão Borba Gato em Pindamonhangaba. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

O subtenente de Engenharia do Exército Brasileiro, Handerson Batista de Paiva, assumiu nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, a função de Adjunto de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate (Batalhão Borba Gato), em Pindamonhangaba (SP).

A trajetória do subtenente De Paiva até chegar ao cargo é bastante semelhante à dos dois militares que o antecederam na função — os irmãos e também subtenentes, Almir (incorporado em 1995) e Casagrande (incorporado em 1994). Assim como eles, De Paiva iniciou sua jornada como recruta na unidade em Pindamonhangaba e construiu uma carreira sólida nas fileiras do Exército Brasileiro, alcançando a posição de Adjunto de Comando, cuja missão central é auxiliar o comandante no cumprimento das tarefas da Organização Militar.

A vida militar do novo Adjunto de Comando começou em 6 de abril de 1998, quando foi incorporado ao Batalhão Borba Gato para prestar o Serviço Militar Obrigatório. No mesmo ano, prestou concurso e foi admitido na Escola de Sargentos das Armas (ESA), formando-se 3º sargento de carreira em 26 de novembro de 1999.

Ele retornou a Pindamonhangaba para servir na 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve e, após 13 anos, seguiu para novas missões pelo Brasil. Também realizou cursos na Alemanha e na Espanha e, mais recentemente, integrou o grupamento brasileiro na Missão de Paz da ONU no Líbano (UNIFIL). Paralelamente à vida militar, formou-se em Direito e concluiu pós-graduação na mesma área.

Nesta sexta-feira (5), De Paiva assumiu a função no lugar do subtenente Casagrande. A inauguração do retrato do antecessor na galeria dos Adjuntos de Comando, seguida da entrega de mimos e da leitura elogiosa, marcou o início da solenidade.

Em seguida, convidados e familiares se dirigiram ao pátio para acompanhar a formatura militar. Após a apresentação da tropa ao comandante do Batalhão, coronel Eric Monios, todos entoaram o Hino Nacional. O subtenente Casagrande fez seus agradecimentos e se despediu, destacando o apoio recebido ao longo dos anos, e desejou sucesso ao novo adjunto.

Coronel Erico Moñios (centro), subtenente Casagrande (esquerda) e o novo subtenente De Paiva. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

O comandante do Borba Gato realizou a leitura do elogio concedido ao militar que deixou a função, destacando a postura exemplar, a dedicação e o comprometimento demonstrados ao longo do período em que exerceu o cargo. Ele ressaltou ainda a contribuição do subtenente para o bom andamento das atividades do Batalhão e para o fortalecimento dos valores da Organização Militar.

Na sequência, ocorreu o momento da transmissão e assunção da função pelos subtenentes e, posteriormente, ambos se apresentaram ao coronel Eric Moñios. A formatura em Pindamonhangaba foi encerrada com o desfile da tropa ao som da Banda de Música do Comando de Aviação do Exército (CAvEx).

GALERIA DE FOTOS

 

Botão Voltar ao topo