
O subtenente de Engenharia do Exército Brasileiro, Handerson Batista de Paiva, assumiu nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, a função de Adjunto de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate (Batalhão Borba Gato), em Pindamonhangaba (SP).
A trajetória do subtenente De Paiva até chegar ao cargo é bastante semelhante à dos dois militares que o antecederam na função — os irmãos e também subtenentes, Almir (incorporado em 1995) e Casagrande (incorporado em 1994). Assim como eles, De Paiva iniciou sua jornada como recruta na unidade em Pindamonhangaba e construiu uma carreira sólida nas fileiras do Exército Brasileiro, alcançando a posição de Adjunto de Comando, cuja missão central é auxiliar o comandante no cumprimento das tarefas da Organização Militar.
A vida militar do novo Adjunto de Comando começou em 6 de abril de 1998, quando foi incorporado ao Batalhão Borba Gato para prestar o Serviço Militar Obrigatório. No mesmo ano, prestou concurso e foi admitido na Escola de Sargentos das Armas (ESA), formando-se 3º sargento de carreira em 26 de novembro de 1999.
Ele retornou a Pindamonhangaba para servir na 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve e, após 13 anos, seguiu para novas missões pelo Brasil. Também realizou cursos na Alemanha e na Espanha e, mais recentemente, integrou o grupamento brasileiro na Missão de Paz da ONU no Líbano (UNIFIL). Paralelamente à vida militar, formou-se em Direito e concluiu pós-graduação na mesma área.
Nesta sexta-feira (5), De Paiva assumiu a função no lugar do subtenente Casagrande. A inauguração do retrato do antecessor na galeria dos Adjuntos de Comando, seguida da entrega de mimos e da leitura elogiosa, marcou o início da solenidade.
Em seguida, convidados e familiares se dirigiram ao pátio para acompanhar a formatura militar. Após a apresentação da tropa ao comandante do Batalhão, coronel Eric Monios, todos entoaram o Hino Nacional. O subtenente Casagrande fez seus agradecimentos e se despediu, destacando o apoio recebido ao longo dos anos, e desejou sucesso ao novo adjunto.

O comandante do Borba Gato realizou a leitura do elogio concedido ao militar que deixou a função, destacando a postura exemplar, a dedicação e o comprometimento demonstrados ao longo do período em que exerceu o cargo. Ele ressaltou ainda a contribuição do subtenente para o bom andamento das atividades do Batalhão e para o fortalecimento dos valores da Organização Militar.
Na sequência, ocorreu o momento da transmissão e assunção da função pelos subtenentes e, posteriormente, ambos se apresentaram ao coronel Eric Moñios. A formatura em Pindamonhangaba foi encerrada com o desfile da tropa ao som da Banda de Música do Comando de Aviação do Exército (CAvEx).
GALERIA DE FOTOS




























































