
O Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Pública da Prefeitura de São José dos Campos, ocorrido nesta quarta-feira (3) no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) movimentou a cidade reunindo gestores, pesquisadores, servidores públicos e especialistas nacionais e internacionais para discussões sobre as transformações da administração pública na era da inovação, sustentabilidade e governança orientada por dados.
O encontro, promovido pela Prefeitura em parceria com o PIT, apresentou experiências bem-sucedidas de gestão e metodologias inovadoras que vêm redefinindo o setor público no Brasil e no mundo, ampliando o diálogo entre setores.
Inovação e inspiração
Com cerca de 300 inscritos, a programação agradou o público com variedade de palestras, painéis temáticos e apresentações de cases sobre inovação e políticas públicas no contexto internacional, uso de dados para tomada de decisão, gestão estratégica baseada em indicadores, concessões e parcerias público-privadas e gestão territorial.
“É uma honra participar de um evento tão bem organizado, estamos aprendendo muito. Inclusive, estamos conversando com a direção do PIT para darmos início em Louveira à criação de um parque tecnológico que possa também nos ajudar em políticas públicas voltadas à inovação e à tecnologia”, disse Igor dos Anjos, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Louveira (SP).
Boa gestão
Durante o evento, a Prefeitura recebeu um novo conjunto de certificações internacionais que reforçam a posição do município como referência nacional e mundial em planejamento urbano, sustentabilidade e inovação.
Autoridades municipais receberam da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) os certificados de Cidade Inteligente, Cidade Sustentável e Cidade Resiliente, além da inédita certificação ISO 37125, baseada em padrões internacionais ESG (ambientais, sociais e de governança).
O Planejamento Estratégico da administração municipal, liderado pela secretaria de Governança, foi apresentado ao público presente, com metas e indicadores, além de 10 pitchs sobre exemplos de boa gestão, que fecharam o evento com sucesso.
Presença internacional
A professora Tânia Covas, da Universidade de Coimbra (Portugal), foi o destaque do dia, e, com maestria, falou sobre tendências globais e práticas contemporâneas de gestão pública inovadora.
A participação online da especialista consagrou o seminário, com a master class “Manual de Instruções para Cenas Fora da Caixa: Como a Inovação e a Gestão Disruptiva Transformam Regiões em Ecossistemas de Atratividade e Desenvolvimento”.
Certificações
Durante o seminário, foram entregues os títulos de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, reforçando o compromisso de São José dos Campos com práticas modernas de gestão urbana.
O evento também contou com o lançamento e a entrega da certificação internacional ISO 37125, norma que estabelece indicadores ESG para cidades e posiciona o município como referência global em políticas de sustentabilidade, governança e qualidade de vida.

