Jacareí recebe certificado de “Eliminação da Transmissão Vertical do HIV” pelo Ministério da Saúde

Reconhecimento nacional consolida Jacareí como referência em saúde pública e cuidado materno-infantil

(Foto: Divulgação/PMJ)

Uma grande conquista para a saúde de Jacareí! Em cerimônia realizada em Brasília, nesta quarta-feira (3), o Ministério da Saúde concedeu ao município o certificado de “Eliminação da Transmissão Vertical do HIV”.

O reconhecimento coloca Jacareí em destaque nacional, ao lado de outras 58 cidades e sete estados reconhecidos por seus esforços em prol da eliminação da transmissão vertical de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A secretária de Saúde, Aguida Fernandes, representou o município em Brasília e destacou a importância do trabalho conjunto de todos.

“Este certificado é a prova do compromisso incansável de cada profissional da nossa rede de saúde. É o resultado de um esforço coletivo no fortalecimento do acesso à testagem, na capacitação contínua e na garantia de um pré-natal de qualidade”, disse.

A transmissão vertical ocorre quando uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), como o HIV, é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação.

“Alcançar a eliminação da transmissão vertical do HIV significa que estamos protegendo nossas crianças e construindo um futuro mais saudável para as famílias de Jacareí. É um orgulho nacional que motiva a continuarmos investindo no cuidado materno-infantil”, completou a secretária.

Da Certificação Prata ao Reconhecimento Máximo
Jacareí já havia sido reconhecida com o “Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV” em 2024.

Com base em uma análise rigorosa de indicadores e no cumprimento dos critérios estabelecidos, o Ministério da Saúde concedeu a progressão máxima ao município neste ano.

O Caminho para a Eliminação
De acordo com o parecer técnico do Ministério da Saúde, Jacareí alcançou indicadores de impacto e processo essenciais para o combate à transmissão vertical.

O sucesso é resultado de uma série de boas práticas implementadas pela Rede de Saúde Municipal, entre elas:

Planejamento Estratégico: elaboração de um plano de ação robusto para eliminação da transmissão vertical.
Capacitação Profissional: realização de treinamentos permanentes para todos os profissionais de saúde.

Monitoramento e Ações Educativas: acompanhamento contínuo e campanhas de conscientização.
Tratamento: destaque para o aumento para 93,7% em 2023 do número de parceiros sexuais tratados para sífilis durante o pré-natal.

Pré-Natal Ampliado: implementação do pré-natal do homem/parcerias em todos os serviços de saúde.
Acesso à Testagem: atualmente, 100% dos 27 serviços da rede municipal realizam testes rápidos para a população, facilitando o diagnóstico e tratamento precoces, incluindo a testagem em gestantes nos três trimestres.

Em 2024, a rede SUS do município realizou mais de 7.100 testes rápidos para detecção de HIV, em 2.397 gestantes acompanhadas em pré-natal pelas equipes. Além disso, mais de 45 mil testes para detecção de HIV/aids, Sífilis e Hepatites B e C, também foram realizados na população geral da cidade.

A Rede de Saúde de Jacareí consolidou-se como um serviço essencial de acolhimento, prevenção e cuidado, ampliando o acesso à testagem, aconselhamento e tratamento de ISTs, incluindo o HIV.

Botão Voltar ao topo