São José: 1º Fórum OVALE de Mobilidade Urbana destaca inovações

Um dos pontos centrais das discussões foi o novo modelo de transporte público de São José dos Campos, o primeiro do Brasil a ser 100% elétrico. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

São José dos Campos sediou, nesta terça-feira (2), a primeira edição do Fórum OVALE de Mobilidade Urbana, realizado no Teatro Colinas.

A iniciativa integra o projeto “O Brasil do Futuro”, do jornal OVALE, e promoveu um amplo debate sobre os rumos da mobilidade em um cenário de transformação tecnológica e mudança energética.

O encontro foi aberto às 9h com apresentação do Ballet Ana Araújo. A coreografia “Entre Sombra e Luz”, assinada por Bruna Maciel, trouxe uma interpretação artística sobre movimento e transição, temas que dialogam diretamente com as discussões do evento.

Ao longo da manhã, autoridades, especialistas, representantes da sociedade civil e convidados participaram das mesas e apresentações.

Segundo o diretor-presidente de OVALE, Fernando Salerno, a proposta do evento é estimular reflexões e propor soluções para a principal cidade da RMVale.

“O fórum nasce com a missão de enfrentar os desafios da mobilidade em um contexto de crise climática, desigualdade e crescimento populacional. Queremos incentivar a integração entre o poder público, o setor privado e uma sociedade civil ainda fragmentada”, destacou.

Temas e debates

Um dos pontos centrais das discussões foi o novo modelo de transporte público de São José dos Campos, o primeiro do Brasil planejado para operar com frota 100% elétrica.

O fórum também explorou tendências e tecnologias que já começam a influenciar o cotidiano das cidades, como carros voadores, veículos autônomos, aplicativos de mobilidade, o sistema de pedágio “Free Flow” e o avanço da inteligência artificial no setor.

Destaques

A programação reuniu nomes de relevância nacional. O bicampeão mundial de Fórmula 1 e campeão da Fórmula Indy, Emerson Fittipaldi, participou de forma remota, trazendo sua visão sobre inovação e segurança viária.

Também integraram o fórum a senadora Mara Gabrilli, o senador Ângelo Coronel, representantes da Câmara Municipal e do Executivo de São José dos Campos, além de especialistas do setor, como Paulo Guimarães (CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária), Angelo Leite (CEO da Serttel), Maryangela Geimba de Lima (diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação do PIT) e Cleber Chinelato (gerente-executivo de Tecnologia da Motiva/CCR Rio-SP).

Palestra

A professora doutora da Unicamp, Flávia Consoni, apresentou a palestra “Políticas públicas de transição para a mobilidade elétrica com foco em cidades”.

Em sua exposição, destacou o planejamento de mobilidade urbana de São José dos Campos, analisado em seu livro “As cidades como protagonistas: políticas públicas de transição para mobilidade elétrica”. A fala da especialista reforçou a importância de estratégias consistentes e intersetoriais para acelerar a descarbonização nos grandes centros urbanos.

A professora doutora da Unicamp, Flávia Consoni, ressaltou o modelo da cidade como pioneiro no País – Foto Divulgação

Encerramento

O fórum foi encerrado com o painel “São José dos Campos, a capital do ônibus elétrico”, que evidenciou o papel pioneiro da cidade na adoção de tecnologias limpas e na modernização do transporte coletivo.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Após o último debate, os participantes puderam conhecer, na área externa do Teatro Colinas, parte da frota sustentável do município: o ônibus elétrico que integrará o novo modelo de transporte público, as bicicletas elétricas do sistema integrado, além dos patinetes e viaturas elétricas da GCM.

A experiência prática marcou o fechamento do evento, reforçando o compromisso da cidade com a mobilidade de baixo carbono e com soluções que apontam para o futuro.

Botão Voltar ao topo