Jacareí inicia campanha “Fique Sabendo” com foco na prevenção de HIV/Aids e outras ISTs

Campanha chama atenção para a prevenção e conscientização da população e a importância dos cuidados com a saúde sexual

(Foto: Divulgação/PMJ)

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, deu início ao “Fique Sabendo”, ação da campanha Dezembro Vermelho, que marca uma mobilização nacional na luta contra o vírus HIV/Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

O Dia Mundial de Enfrentamento ao HIV/Aids, celebrado em 1º de dezembro, abriu as ações de conscientização do tema em todas as Unidades de Saúde do município. São oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, oferta de preservativos externo e interno, palestras e orientações por profissionais de saúde durante todo o mês.

Para ampliar o acesso, quatro Unidades de Saúde estão com horário estendido para testagem rápida, além da vacinação, também disponível aos munícipes.

“A campanha é muito importante, pois a informação e o diagnóstico precoce são nossas ferramentas mais poderosas no combate ao HIV e outras ISTs. Em Jacareí, ampliamos o acesso à testagem e ao aconselhamento durante todo o mês de dezembro, garantindo o sigilo e o acolhimento necessários”, disse a secretária de Saúde, Aguida Fernandes.

Onde Fazer os Testes
As UMSFs Cidade Salvador, Parque Santo Antônio, Jardim das Indústrias e Santa Cruz dos Lázaros estão com horário estendido para realizar testes rápidos e vacinação, das 8h até às 18h.

Já as demais Unidades de Saúde do município, realizam a testagem rápida das 8h às 16h. Os testes são gratuitos e também podem ser realizados na Casa do Abraço – SAE/CTA (Rua Purus, 79, Jardim Paraíba), das 7h às 16h.

Sobre o Teste Rápido
O procedimento é simples: é feita a coleta de uma pequena amostra de sangue, e o resultado é conhecido em até 30 minutos. O resultado é comunicado ao paciente por um profissional de saúde capacitado, com sigilo garantido.

Além disso, autotestes de HIV também são ofertados gratuitamente pelo SUS, permitindo que as pessoas possam se testar quando e onde quiserem.

Botão Voltar ao topo