
Os alunos da Emefi Mercedes Carnevalli Klein, localizada no Jardim Satélite, região sul, foram classificados para a etapa nacional da 3ª edição do Desafio Liga Jovem, o maior programa de empreendedorismo e tecnologia voltado a estudantes do país.
A iniciativa reúne professores e alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos em um movimento de inovação e protagonismo juvenil.
Realizado pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias do Futuro, o programa incentiva os participantes a criarem soluções criativas e de impacto para problemas reais da escola ou da comunidade, utilizando a tecnologia como ferramenta transformadora.
Na rede municipal, estudantes dos 8º e 9º anos das 45 unidades que atuam nos anos finais do ensino fundamental participaram do desafio. Cada uma desenvolveu seus projetos, e o grande destaque foi o trabalho apresentado pelos alunos da Emefi Mercedes Carnevalli.
A equipe venceu a etapa municipal e, depois, a estadual, garantindo a vaga para representar o estado de São Paulo na competição nacional, que acontecerá em Belém (PA).
O projeto
A equipe criou o “Turistou”, um aplicativo desenvolvido para auxiliar turistas do mundo todo. O app oferece informações para ajudar viajantes a conhecer, se locomover e manter a segurança em seus destinos, tornando as viagens mais tranquilas e acessíveis.
A proposta chamou atenção pelo alcance global e relevância social, unindo tecnologia e experiência do usuário.
Expectativas
O professor de ciências, Heitor Oliveira, acompanhou de perto o desenvolvimento da ideia e celebrou o resultado conquistado pelos estudantes.
“Os alunos me procuraram assim que souberam das inscrições já com alguns projetos e abracei a ideia”, conta. “Estamos felizes de estar indo representar a cidade e o estado com o nosso trabalho.”
Entre os alunos, o sentimento é de ansiedade e orgulho. Para Guilherme Nascimento, a experiência já é uma vitória.
“Estamos confiantes e aprendemos muito durante essa trajetória que passou por muitas fases. Estamos esperançosos para conquistar mais uma conquista e pode mostrar nosso app.”
A estudante Thais Dias fala sobre o processo com entusiasmo e segurança.
“Nós pesquisamos muito sobre nosso público alvo e aprendemos bastante em todo processo. Acho que vamos conseguir pelo menos um top 3.”
Já Pedro Cardeal destaca a responsabilidade da equipe em representar São José dos Campos no palco nacional.
“Só de estar lá é uma grande conquista e poder representar a escola e a cidade é muito gratificante.”
Próximas etapas
Novembro e dezembro: Etapa Nacional, com apresentação presencial em viagem nacional
2026: Missão Internacional

