
A Prefeitura de São José dos Campos assegurou um investimento de R$ 10,4 milhões do Governo Federal, por meio do Novo PAC, para a execução de dois projetos da área de limpeza urbana.
São eles a instalação de novos ecopontos de entrega voluntária de resíduos e a modernização da logística de coleta em São Francisco Xavier. Essas iniciativas visam melhorar a infraestrutura, ampliar a sustentabilidade e gerar economia de recursos.
Ecopontos subterrâneos
O primeiro projeto, no valor de R$ 7,9 milhões, prevê a instalação de 40 ecopontos formados por duplas de contentores subterrâneos. Esses equipamentos serão distribuídos por todas as regiões da cidade, especialmente em áreas que apresentam maior concentração de resíduos ou necessidade de reforço na coleta.
Os contentores têm como vantagens a maior capacidade de armazenamento, redução de odores e proliferação de vetores e facilidade de acesso aos moradores para descarte dos resíduos de forma correta. Tudo isso vai proporcionar eficiência no trabalho da coleta, com redução de paradas e tempo de operação, e uma paisagem urbana mais limpa e organizada.
Com essa medida, São José dos Campos avança para um modelo moderno de gestão, semelhante ao de cidades europeias, elevando o padrão de limpeza urbana e incentivando o descarte adequado por parte da população.
Área de transbordo
Orçado em R$ 2,5 milhões, o segundo projeto aprovado contempla a construção de uma área de transbordo em São Francisco Xavier. Ela será equipada com dois boxes cobertos, sendo um para cada tipo de coleta de resíduos: comum e seletiva.
O espaço vai abrigar caixas estacionárias compactadoras para comprimir os resíduos no próprio distrito. Assim, será possível diminuir significativamente o número de viagens até a região urbana do município. Com melhor eficiência logística, haverá menos custos operacionais e redução do impacto ambiental causado pelo transporte.

