São Sebastião: Turismo de um Dia segue com novas turmas e reforça compromisso com inclusão

(Foto: Divulgação/PMSS)

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e da Secretaria de Turismo (Setur), realizou nesta quarta-feira (19/11) mais uma edição da vivência ‘Turismo de um Dia’, voltada a pessoas idosas e com deficiência. A atividade é realizada no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, região central do município.

Foram disponibilizados 10 ônibus e uma van de apoio para realizar o transporte de aproximadamente 450 idosos da cidade de Itaquaquecetuba, além de adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade, que participaram da vivência.

A iniciativa tem como objetivo oferecer aos participantes um dia especial de lazer e bem-estar, com atividades adaptadas, vivências aquáticas e momentos de socialização em contato com a natureza.

A aposentada Maria de Lurdes Pereira, 72 anos, participou pela primeira vez da vivência e relatou a emoção de retornar à praia. “Fazia muitos anos que eu não colocava os pés na areia. Hoje revivi lembranças da minha juventude. Estou voltando para casa mais leve e feliz”, destacou Maria.

Já Ricardo Santos, que integrou o grupo de Itaquaquecetuba, celebrou o dia de convivência. “Gostei muito de brincar na água e fazer novos amigos. Quero voltar de novo”.

Para a secretária da Sepedi, Juliana Coelho, o projeto reafirma o compromisso do município com a inclusão e o envelhecimento ativo.

“Nosso objetivo é proporcionar momentos de alegria, lazer e socialização, valorizando a pessoa idosa e a pessoa com deficiência, que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de experiência”.

A programação do ‘Turismo de um Dia’ segue ao longo do ano. No dia 26 de novembro, o município recebe os usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São José dos Campos. Já no dia 27 de novembro, será a vez dos idosos do Projeto Conviver, de Taubaté, participarem novamente da vivência.

Encerrando o cronograma de 2025, no dia 15 de dezembro, alunos da Apae de Atibaia participam do encontro, reunindo mais de 100 pessoas com deficiência.

Botão Voltar ao topo