São José: Tablets reforçam agentes nas ações de combate à dengue

Com tecnologia e colaboração, São José reitera o compromisso na luta contra o mosquito. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos segue investindo em tecnologia para fortalecer o enfrentamento à dengue no município.

Os agentes de combate às endemias iniciaram a operação com tablets durante as visitas domiciliares, tornando o trabalho mais ágil e eficiente.

Com a nova ferramenta, os agentes substituem papel e caneta por um sistema digital, que aprimora coleta de informações, facilita o registro de focos do Aedes aegypti e aprimora o monitoramento dos dados.

O avanço permite uma resposta ainda mais rápida no controle da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, além de gerar economia e mais sustentabilidade. Em média, eram gerados cerca de mil registros em papel por dia. Agora, esses recursos serão melhor aplicados.

Parceria

Além das inovações e recursos modernos, a população também precisa fazer a parte dela..

Os dias mais quentes e chuvosos, comuns dessa época do ano, são propícios para proliferação das larvas. É fundamental que os moradores redobrem os cuidados dentro de casa e sejam cordiais com os agentes, deixando-os entrar para verificar os possíveis criadouros. Eles estão atuando para garantir a saúde de todos.

Em caso de dúvidas sobre a identificação, os profissionais estão sempre uniformizados e com crachá da Prefeitura. Os registros também podem ser consultados online, a partir do nome ou matrícula.

Quem deu um bom exemplo de cidadania foi Dona Lourdes, que recepcionou os agentes na residência dela, no Jardim Souto, região sudeste da cidade. Ela acompanhou a equipe em todos os pontos de atenção e apreciou as dicas que recebeu.

“É importantíssimo que todos abram as portas para os agentes e mantenham tudo limpinho para juntos vencermos essa batalha contra a dengue”, destacou. “A gente pensa que sabe tudo, mas eu mesma não fazia ideia de tantos locais que o mosquito poderia se esconder e aprendi muito com a visita.”

Mobilização

A partir dos resultados da avaliação de densidade larvária, a Prefeitura avalia e ajusta as estratégias adotadas, redirecionando medidas conforme a necessidade de cada região.

A programação das atividades diárias pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura.

Confira as orientações para eliminar focos do mosquito. Ao identificar um local suspeito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

Botão Voltar ao topo