Ilhabela: Fundação inicia apresentações de encerramento das oficinas com muita música, espetáculos e diversão

(Foto: Divulgação/PMI)

A Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) deu início, na noite da última segunda-feira (17), à programação de encerramento das oficinas culturais de 2025 com a participação de estudantes, educadores e toda a comunidade.

O espetáculo “Irreversíveis”, apresentado pelos alunos da oficina de teatro no Galpão das Artes, abriu oficialmente a série de apresentações que celebram o trabalho desenvolvido ao longo do ano.

Inspirada no icônico álbum “The Dark Side of the Moon”, da banda Pink Floyd, a peça dirigida pelo professor Renan Machado conduziu o público a uma imersão sensorial sobre os caminhos da existência humana: o tempo que escapa, os desejos que nos atravessam e o fluxo inevitável da vida.

Programação de encerramento

As apresentações de encerramento ocorrerão em quatro lugares distintos da cidade, de forma a ampliar o acesso à cultura.

No dia 26 de novembro, o concerto “Onde há violão, fala o coração”, será apresentado pelos alunos da oficina de violão no Centro Cultural Waldemar Belisário. Já no dia 27 de novembro, as turmas de Práticas em Conjuntos e do Coletivo Instrumental Jovem de Ilhabela farão o encerramento na Quadra Poliesportiva do Itaquanduba.

No dia 4 de dezembro, o Galpão das Artes receberá o Coral Celina Pelizzari. Em seguida, no dia 6 de dezembro, o centro histórico será palco da apresentação do grupo de capoeira, em celebração à cultura afro-brasileira.

A programação no Centro Cultural Waldemar Belisário se intensifica nos dias 8 e 9 de dezembro, quando o público poderá prestigiar o resultado da dedicação das oficinas de dança de rua, forró, zumba, jazz, dança cigana, sapateado e dança do ventre.

As últimas apresentações também serão no Centro Cultural, com três grandes espetáculos de ballet: “As Quatro Estações”, no dia 10 de dezembro; “O Quebra-Nozes”, no dia 11 de dezembro; e “Fábrica de Bonecas”, no dia 12 de dezembro.

O encerramento oficial da temporada ocorrerá no dia 14 de dezembro, com as apresentações dos corpos Coreográfico e Musical da BAMIF, além da Camerata e da Orquestra Popular de Ilhabela (OPI).

Concurso “A Voz da Ilha”

O destaque da programação fica por conta das etapas do concurso de canto “A Voz da Ilha”, que neste ano ampliou sua participação para intérpretes de toda a região.

A semifinal será realizada no dia 7 de dezembro, enquanto a grande final ocorrerá no dia 13 de dezembro, ambas no Centro Cultural Waldemar Belisário. A iniciativa fortalece a valorização dos artistas locais e regionais, oferece visibilidade ao talento musical da comunidade e abre portas para novas oportunidades no cenário cultural.

Confira a programação completa:

Novembro

26/11 – Apresentação da oficina de violão “Onde há violão, fala o coração”, no Galpão das Artes

27/11 – Apresentação das turmas de Práticas em Conjuntos e Coletivo Instrumental Jovem, na Quadra Poliesportiva do Itaquanduba

Dezembro

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

4/12 – Apresentação do Coral Celina Pelizzari, no Galpão das Artes

6/12 – Apresentação do grupo de capoeira, na Vila

7/12 – Semifinal do concurso “A Voz Da Ilha”, no Centro Cultural Waldemar Belisário

8/12 – Apresentação dos grupos de dança de rua, forró, zumba, jazz e dança cigana, no Centro Cultural Waldemar Belisário

9/12 – Apresentação dos grupos de dança de rua, forró, sapateado e dança do ventre, no Centro Cultural Waldemar Belisário

10/12 – Apresentação de ballet “As Quatro Estações”, no Centro Cultural Waldemar Belisário

11/12 – Apresentação de ballet “O Quebra Nozes”, no Centro Cultural Waldemar Belisário

12/12 – Apresentação de ballet “Fabrica de Bonecas”, no Centro Cultural Waldemar Belisário

13/12 – Final do concurso “A Voz Da Ilha”, no Centro Cultural Waldemar Belisário

14/12 – Apresentações do Corpo Coreográfico E Musical Da BAMIF, Camerata e Orquestra Popular de Ilhabela, no Centro Cultural Waldemar Belisário

Botão Voltar ao topo