Saúde de Pindamonhangaba adota WhatsApp para gestão de consultas

(Foto: divulgação/PMP)

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba anuncia uma nova e importante ferramenta para otimizar a comunicação com os munícipes: a confirmação e gestão de consultas médicas agora é feita diretamente pelo WhatsApp.

Com a implementação do projeto “Pinda Conectada com a Sua Saúde!”, a gestão busca oferecer um serviço mais ágil, prático e eficiente, aproveitando a familiaridade da plataforma de mensagens.

Com essa novidade, os pacientes da rede municipal de saúde passarão a receber mensagens pelo WhatsApp contendo as informações sobre consultas marcadas, reavisos — enviados com dois dias de antecedência para lembrar o paciente do compromisso — e a comunicação de cancelamentos.

Este canal rápido e direto tem como principal objetivo reduzir as taxas de ausência (faltas), garantindo que as vagas sejam realocadas rapidamente para quem mais precisa.

Para que o novo sistema funcione com sucesso, a Secretaria de Saúde faz um apelo fundamental à população: é crucial manter o número de telefone e o cadastro atualizados em sua respectiva Unidade de Saúde.

“A atualização cadastral é o único meio de garantir que as mensagens essenciais de agendamento e reaviso cheguem ao paciente correto”, disse a secretária de Saúde Andreia Martins.

Além disso, a Prefeitura reforça que, no dia do atendimento, os pacientes devem apresentar documentos pessoais e o comprovante de agendamento, que deve ser retirado previamente na Unidade de Saúde.

Por fim, a colaboração do cidadão é essencial: caso não possa comparecer à consulta, é solicitado que avise a Unidade com antecedência para que a vaga seja liberada para outro paciente em espera.

Botão Voltar ao topo