Mundial Sub-17: Brasil vence a França nos pênaltis e avança para as quartas de finais

Após 1 a 1 no tempo normal, Amarelinha ganha de 4 a 3 nas penalidades e avança às quartas de final

Seleção Brasileira, outra vitória maiúscula no Mundial Sub-17. (Foto: NELSON TERME/CBF)

A Seleção Brasileira avançou às quartas de final do Mundial Sub-17, disputado no Catar, ao derrotar a França, vice-campeã europeia, na tarde desta terça-feira (18), no Estádio Ibrahim Khalfan, em Doha. Após 1 a 1 no tempo normal, a Amarelinha ganhou de 4 a 3 nos pênaltis, com o goleiro João Pedro defendendo duas cobranças.

O jogo, dramático para os brasileiros, foi mais uma prova de superação, equilíbrio e competência da equipe comandada por Dudu Patetuci. A Seleção Brasileira perdia por 1 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo, quando Pietro acertou um chute com estilo, de esquerda, marcando um golaço e mudando a história do confronto.

Antes disso, a França abriu o placar, ainda no primeiro tempo, num pênalti controverso. Aos 28 minutos, Batola cobrou e João Pedro defendeu, mas, no rebote, Himbert fez o gol. A partida nos 45 minutos iniciais foi equilibrada, com as equipes se estudando e poucas oportunidades de gol.

No segundo tempo, tudo mudou. A Seleção Brasileira dominou o jogo, não deixou a França jogar, encurralando o adversário em seu campo, e esteve várias vezes em condições de empatar. Luís Eduardo e Dell por pouco não vazaram o gol francês. O tempo passava e a situação ficava mais delicada para a Amarelinha.

A rigor, a França só teve uma oportunidade nessa etapa, quando Mounguengue arrancou sozinho desde o meio de campo e parou em João Pedro, que evitou o 2 a 0 com uma defesa arrojada.

Aos 36, Pietro sofreu um pênalti, este sim indiscutível, e o empate batia à porta da Seleção. Mas Ruan Pablo chutou a bola na trave. Festa francesa em campo, com confiança total na classificação.

O relógio era inimigo do Brasil, os nervos estavam à flor da pele, mas a luta e a organização tática se mantinham inalteradas. Veio então o gol de Pietro aos 44, aproveitando cruzamento da direita. Nos acréscimos, a Seleção poderia ter virado. O 1 a 1, no entanto, prevaleceu.

E aí surgiu de novo João Pedro, que no mata-mata anterior, pegou três pênaltis no confronto com o Paraguai. Dava para notar o desconforto dos franceses quando caminhavam para a marca do pênalti. Alguns deles preferiam nem olhar para o paredão brasileiro.

E João Pedro foi decisivo de novo. Defendeu duas cobranças e ajudou bastante na vitória por 4 a 3 (Pietro desperdiçou e Dell, Luís Pacheco, Gabriel Mec e Ruan Pablo foram certeiros para os brasileiros).

Mais uma vitória gigantesca da Seleção Brasileira, que segue firme em busca do pentacampeonato mundial no Sub-17.

 

Botão Voltar ao topo