Jacareí promove “1º Festival da Consciência Negra”

Evento gratuito traz várias atrações, como shows, exposições e personalidades marcantes, além de artigos e culinária africana

Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na próxima quinta-feira (20), a Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy, realiza o ‘1º Festival da Consciência Negra’, com o tema “Raízes que Inspiram”.

O evento acontecerá a partir das 9h30, no Pátio dos Trilhos (Praça Raul Chaves, 531 – Centro), e contará com shows, oficinas, culinária, batalha de rimas e exposições, além de atrações fixas, personalidades marcantes e artigos africanos, com o tema ‘Herança Africana: Ritmos, Fé e Resistência’.

Também serão apresentadas manifestações culturais africanas, que se expressam por meio da música, da dança, da fé e das festas populares.

Culinária

A culinária terá um destaque especial no ‘1º Festival da Consciência Negra’, com o tema ‘Sabores Ancestrais: As Raízes da Culinária Africana’, mostrando que a culinária brasileira tem suas origens profundamente ligadas às tradições africanas e indígenas.

Dos povos africanos vieram tradições como o dendê, o inhame, o quiabo, o amendoim, o feijão e o coco — ingredientes que transformaram a mesa do povo brasileiro. São raízes que alimentam não só o corpo, mas também a memória e a resistência.

Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é uma data de reflexão sobre a luta e a resistência do povo negro no Brasil. Marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, e símbolo da resistência contra a escravidão e a opressão racial.

“A data convida toda a sociedade a reconhecer a importância da cultura e da história afro-brasileira, além de reforçar a necessidade de combater o racismo e promover a igualdade racial.

Celebrar a Consciência Negra é valorizar as raízes africanas que formam nossa identidade e reafirmar o compromisso com uma sociedade antirracista”, Benedicta Peixoto, subsecretária de Igualdade e Direitos Humanos de Jacareí.

Programação:
9h – Concentração para a caminhada
9h30 – Saída da Caminhada pela Paz
10h30 – Xirê dos Orixás
11h – Aruandê (Samba de Roda)
11h15 – Escola de Samba
11h30 – Festival dos Atabaques (Curimba)
13h – Roda de Capoeira e Maculelê
13h30 – Roda de história afro e oficina de Abayomi
14h – Roda de capoeira infantil
14h30 – Roda de história indígena e oficina
15h – Batalha de rimas
15h30 – Encerramento

Botão Voltar ao topo