EDP abre inscrições para o Programa Escola da Energia 2026

Iniciativa vai selecionar escolas públicas em São Paulo para participar de ações de formação, inclusão digital e uso pedagógico de tecnologias

Iniciativa vai selecionar escolas públicas em São Paulo para participar de ações de formação, inclusão digital e uso pedagógico de tecnologias. (Foto: Divulgação)

A EDP, empresa que atua em todas as áreas do setor elétrico brasileiro, abriu as inscrições para o Programa Escola da Energia 2026/2027, que selecionará cerca de 50 escolas públicas municipais de Ensino Fundamental – Anos Iniciais para participar de uma nova edição do programa. As inscrições devem ser realizadas pelas Secretarias Municipais de Educação até 24 de novembro, conforme orientações do edital disponível no site www.programaescoladaenergia.com.br.

Com foco na formação continuada de professores e no uso pedagógico das tecnologias digitais, o Escola da Energia tem como propósito estimular a inovação nas práticas de ensino, fortalecer o letramento digital e promover uma aprendizagem mais crítica e colaborativa. O programa será implementado em escolas localizadas nos estados do Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

“Acreditamos no papel transformador da educação e, por isso, investimos continuamente na formação de professores e na melhoria do ambiente escolar. O Escola da Energia tem um papel importante para a inclusão digital de alunos e educadores, fortalecendo as competências digitais e criativas e reforçando mensagens sobre transição energética e consumo consciente”, afirma Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul.

As escolas selecionadas receberão infraestrutura tecnológica com kits multimídia e tablets para uso pedagógico, além de acesso à trilha formativa do programa — um percurso com encontros presenciais e on-line, materiais digitais e acompanhamento técnico. Os participantes terão certificação conforme a carga horária cumprida, e contarão com apoio pedagógico, curadoria de aplicativos educacionais, acompanhamento do desenvolvimento digital e acesso à plataforma on-line do programa para compartilhamento de experiências e boas práticas.

A proposta busca integrar teoria e prática, incentivando metodologias inovadoras e o uso responsável das tecnologias em sala de aula. Ao final do ciclo, os alunos são incentivados a participar do Prêmio EDP Escola da Energia, que reconhece projetos criativos e colaborativos desenvolvidos durante o programa, valorizando o protagonismo dos estudantes e a aprendizagem significativa. O processo seletivo conta com análise das inscrições e entrevistas. A divulgação das escolas selecionadas acontece em 18 de dezembro e o projeto acontecerá nos próximos dois anos.

O Escola da Energia está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Agenda 2030 da ONU, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à educação de qualidade, redução das desigualdades e cidades sustentáveis. O programa reforça o compromisso da EDP com a inovação, a inclusão digital e o desenvolvimento sustentável. Em 2025, o projeto está beneficiando mais de 10 mil estudantes e 900 professores de 44 escolas públicas, em 10 estados brasileiros.

Botão Voltar ao topo