Sesc Taubaté realiza evento de lançamento do livro Civilização ou barbárie: Antropolgia sem complacência, obra-síntese de Cheikh Anta Diop

O encontro reúne Fernando Baldraia e Tiganá Santa em bate-papo no dia 25 de novembro, terça, às 19h30 no Teatro do Sesc Taubaté  

O lançamento ocorre no evento dia 25 de novembro, terça-feira, às 19h30, no Teatro  do Sesc Taubaté.  O encontro reúne Fernando Baldraia, historiador, pesquisador e editor da Companhia das Letras e Tiganá Santana, músico, poeta, e professor da UFBA em um bate-papo sobre o livro Civilização ou barbárie: Antropologia sem complacência de Cheikh Anta Diop, lançado pelas Edições Sesc São Paulo, que convida o leitor à reconstrução da memória africana e à superação das narrativas coloniais que ainda moldam o imaginário ocidental.

Publicado originalmente em 1981, o livro reúne mais de três décadas de pesquisa — da paleontologia à linguística, da história à física — para sustentar uma tese transformadora: a África é o berço da humanidade e da civilização, inclusive da ocidental.

A edição brasileira conta com tradução de César Sobrinho, prefácio de Kabengele Munanga e nota editorial que descreve a importância histórica e política do livro.

Ao longo de mais de 500 páginas, o autor revisa as principais teses sobre a origem da humanidade, expõe o racismo científico e apresenta evidências arqueológicas, genéticas e linguísticas que sustentam a africanidade do Egito antigo.

A obra também discute a identidade cultural dos povos africanos, suas contribuições à ciência e à filosofia, e os caminhos para a construção de uma civilização universal fundada no respeito e na recuperação das identidades culturais.

Com entrada gratuita, os ingressos para o evento de lançamento poderão ser retirados no aplicativo Credencial Sesc SP, portal centralrelacionamento.sescsp.org.br ou nas bilheterias da rede Sesc. Limite de dois ingressos por pessoa.

Sobre os Convidados

Fernando Baldraia é doutor em História pela Universidade Livre de Berlim, com pós-doutorado na mesma instituição pelo Mecila/Cebrap.

Pesquisa a relação entre teoria da história e estudos raciais críticos. É capoeirista e editor de diversidade da Companhia das Letras.

Tiganá Santana é compositor, cantor, poeta e pesquisador. Doutor em Letras pela USP, foi o primeiro compositor brasileiro a lançar um álbum com canções em línguas africanas. Entre trabalhos recentes estão “Floresta de Infinitos” (2023), para a 35ª Bienal de São Paulo; a curadoria da exposição “Línguas Africanas que Fazem o Brasil”; e o álbum “Caçada Noturna” (2024).

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade.

Serviço

Lançamento do livro Civilização ou barbárie: Antropologia sem complacência

Bate-papo com o historiador e pesquisador Fernando Baldraia e Tiganá Santana, multiartista e professor da UFBA.

Data: 25  de novembro, terça-feira, às  19h30.

Local: Teatro  do Sesc Taubaté.

Ingressos limitados no aplicativo Credencial Sesc SP, portal centralrelacionamento.sescsp.org.br ou nas bilheterias da rede Sesc. Limite de dois ingressos por pessoa.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Sesc Taubaté

Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha.

Estacionamento: terça a sábado, das 9h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 19h. Aos finais de semana, para espetáculos, o estacionamento fecha às 19h e reabre às 19h15, com nova cobrança. Valores: R$ 6,00 – Credencial Plena  e  R$17,00 – Inteira. Informações: (12) 3634-4000.

Botão Voltar ao topo