publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José recebe “Programa Vidro Vira Vidro” e convoca população a reciclar

Cidade reforça compromisso com a economia circular e educação ambiental em parceria com Verallia e Massfix

Reconhecida por suas políticas inovadoras de sustentabilidade, São José dos Campos dá um passo decisivo para ampliar a reciclagem de vidro.

Nesta sexta-feira, dia 14, o município inaugura Ecopontos para coleta de embalagens de vidro, por meio do Programa Vidro Vira Vidro, iniciativa da Verallia e Massfix em parceria com a Prefeitura da cidade.

O objetivo é ampliar a reciclagem do material e incentivar a economia circular. O programa vai atingir 45 Ecopontos ao longo do próximo ano, localizados em pontos estratégicos do município.

O Programa Vidro Vira Vidro, criado pela Verallia e Massfix, multinacional francesa fabricante de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, tem expandido sua atuação em diferentes regiões do país. Todo o vidro pós-consumo depositado nos Ecopontos é encaminhado para reciclagem e retorna ao ciclo produtivo da própria indústria, virando novas embalagens, evitando o descarte irregular e reduzindo emissões de CO₂.

Em São José dos Campos, a parceria foi viabilizada por meio de chamamento público. A Verallia é responsável pelo fornecimento dos Ecopontos; a Prefeitura, pela cessão dos espaços públicos para instalação; e a Massfix, pela logística reversa e destinação correta do material coletado, garantindo o fechamento completo do ciclo quando as embalagens são recicladas na fábrica da Verallia novamente.

Segundo o secretário de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos, Marcelo Manara, a chegada do programa reforça o compromisso da cidade com práticas sustentáveis:

“A instalação dos 45 pontos de coleta de vidro em São José dos Campos é um avanço significativo na gestão de resíduos. A iniciativa fortalece a logística reversa, reduz o descarte incorreto e estimula a conscientização da população. Nosso objetivo é evoluir do modelo básico de coleta seletiva para um sistema mais segmentado e sustentável, alinhado às melhores práticas ambientais”, afirma Manara.

O Programa Vidro Vira Vidro já apresenta resultados expressivos no Brasil: 5.198 toneladas de vidro recicladas em 2024, crescimento de 33% em relação ao ano anterior, o equivalente a mais de 27 milhões de garrafas reinseridas na cadeia produtiva e à redução de 780 mil toneladas de CO₂ na atmosfera.

“A expansão dos pontos de coleta demonstra nosso empenho em facilitar o acesso à reciclagem. Cada ponto instalado representa uma oportunidade de reduzir o descarte irregular e as emissões de CO₂. Com essa iniciativa, reforçamos nosso papel como agente transformador e convidamos a população a fazer parte dessa mudança.”, afirma Quintin Testa, Diretor Geral da Verallia para América Latina.

Com os novos Ecopontos, São José dos Campos se consolida como agente transformador em prol da sustentabilidade urbana e reforça a importância da integração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil para ampliar a reciclagem e promover um futuro ambientalmente responsável.

“A implantação do Programa Vidro Vira Vidro em São José dos Campos é um marco importante para a expansão da reciclagem de vidro no país. Essa parceria mostra como a união entre empresas, governo e sociedade pode gerar resultados concretos em prol da economia circular e da preservação ambiental”, afirma Juliana Schunck, CEO da Massfix.

Sobre a Verallia

Na Verallia, nosso propósito é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo.

Com mais de 11 mil colaboradores e colaboradoras e 34 fábricas em 12 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor mundial de embalagens de vidro para alimentos e bebidas. Oferecemos soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo.

Em 2024, a Verallia produziu cerca de 16 bilhões de garrafas e potes de vidro e registrou receita de € 3,5 bilhões A Verallia está listada no compartimento A do mercado regulamentado da Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e está incluída nos seguintes índices: CAC SBT 1.5°, STOXX600, SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable.

No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br.

Sobre a Massfix

Desde 1991 a MASSFIX atua no setor da reciclagem de cacos de vidros, sendo hoje a maior da América Latina no segmento. Frente a missão, recicla todo tipo de resíduo de vidro como: vidro plano, vidro laminado, vidro de embalagem e especiais.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

No início de sua história atuava apenas na coleta de cacos em uma pequena região de São Paulo. Com seriedade e profissionalismo a MASSFIX expandiu sua atuação, estando hoje boa parte do território Nacional, sempre se especializando e inovando no processo de reciclagem e transportes destes resíduos. Atualmente possui mais de 1500 fornecedores ativos, entre pequenos e grandes geradores de diferentes segmentos.

As preocupações com o meio ambiente são a base das atividades da MASSFIX e nos orgulhamos em contribuir com um propósito nobre que visa preservar a natureza, impedindo o descarte indevido de resíduos em aterros sanitários e lixões, reinserindo matérias-primas na cadeia produtiva, praticando como atividade primária a economia circular.

Botão Voltar ao topo