
Incluir é reconhecer, respeitar e acolher as diferenças. Esse aprendizado começa cedo na Emei Zilda Costa de Oliveira, no Parque Santa Rita, em São José dos Campos.
No dia 6, os alunos realizaram uma emocionante apresentação em libras (língua brasileira de sinais), como parte do projeto Pedagogia dos Sonhos, iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos.
O sonho das crianças do pré II D foi claro: aprender a se comunicar em libras. Tudo começou quando os professores perceberam o interesse dos alunos em conversar com o colega Enzo, que tem surdez.
A partir daí, as professoras buscaram apoio da intérprete e de uma estagiária da escola com conhecimentos em libras. Juntas, iniciaram um processo de descoberta, empatia e convivência, que despertou nas crianças comportamentos empreendedores e o desejo genuíno de se comunicar em uma nova língua.
Os estudantes aprenderam sinais básicos e começaram a utilizá-los nas situações do dia a dia, levando o aprendizado também para casa. O ponto alto dessa jornada foi a apresentação, marcada por emoção e inclusão. A professora do pré II, Sandra Oliveira, conta como foi vivenciar esse momento.
“É muito gratificante hoje ver o Enzo conversando com as outras crianças, pois, quando se iniciava a aula, ele olhava para todos da sala e eles não sabiam fazer os sinais de libras.”, comentou ela.
Para a coordenadora pedagógica Vanessa Selicani, o projeto Pedagogia dos Sonhos tem papel essencial na formação das crianças e na construção de uma escola mais acolhedora.
“Despertando empatia e interesse das crianças e comunidade de aprender os sinais de libras, conhecimentos que levarão para a vida ao aprender que não existe uma forma única de se comunicar”, afirmou.
A atividade foi uma verdadeira lição de inclusão, mostrando que o respeito às diferenças se aprende e se pratica desde a infância.
Na rede de ensino municipal, os sonhos transpõem a sala de aula, desde a educação infantil ao ensino fundamental, cultivando nos estudantes habilidades que serão úteis para toda a vida: planejamento, iniciativa, trabalho coletivo e visão de futuro.

