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Procon de São José fiscaliza comércio e orienta consumidor sobre Black Friday

Fiscais do órgão de proteção ao consumidor vistoriam lojas no centro da cidade. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Conhecida por boa parte dos consumidores que ficam aguardando esta época do ano, por conta dos descontos oferecidos, principalmente pelo setor de comércio, a Black Friday já não acontece mais só no dia 28 de novembro. As promoções são feitas durante todo o mês e, em alguns casos, começam até um mês antes.

Atento a esta realidade cada vez mais intensa, o Procon de São José dos Campos já está com equipes de fiscalização em campo, monitorando anúncios e promoções de lojas físicas (de diferentes segmentos) e virtuais (comércio eletrônico), visando coibir práticas abusivas e assegurar transparência nas relações de consumo.

O Procon também reforça o alerta de que é essencial o consumidor manter atenção redobrada para evitar possíveis artifícios neste período, como publicidade enganosa, maquiagem de preços, ausência de informação do produto, dificuldade de troca, descumprimento de oferta e golpes virtuais.

No caso de reclamações, o consumidor pode procurar o Procon presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível formalizar uma queixa de forma virtual pelo seguinte endereço eletrônico: www.sjc.sp.gov.br/procon.

Outras orientações

Pesquise com antecedência

Antes de adquirir qualquer produto, acompanhe os valores praticados nos dias anteriores às promoções. Esta comparação ajuda a identificar aumentos artificiais de preços, conhecidos como “maquiagem de desconto”. É pagar a metade do dobro.

Verifique a reputação da loja

Dê preferência a estabelecimentos com CNPJ ativo, endereço físico e canais de atendimento visíveis. Consulte avaliações de outros consumidores e busque referências em sites de reputação e nos órgãos de defesa do consumidor.

Desconfie de ofertas vantajosas

Descontos muito acima da média de mercado podem indicar golpes ou produtos falsificados. Evite clicar em links recebidos por mensagens, e-mails ou redes sociais.

Confira a segurança do site

Antes de inserir dados pessoais ou bancários, verifique se o endereço eletrônico se inicia com “https://” e se há um cadeado na barra do navegador – sinal de site seguro.

Atenção a prazos e condições

Nas compras online, o consumidor tem direito ao arrependimento em até 7 dias após o recebimento do produto, sem necessidade de justificativa, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Guarde comprovantes e registros

Salve comprovantes de pagamento, e-mails e capturas de tela da oferta. Esses documentos são essenciais para eventual reclamação ou denúncia.

Observe o valor total da compra

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Verifique o preço final, incluindo frete, juros e taxas adicionais. Custos extras podem anular o benefício do desconto anunciado.

Evite compras por impulso

Reflita sobre a real necessidade do produto e se o desconto é, de fato, vantajoso. Planejamento e cautela são as melhores estratégias para o consumo consciente. Comprar, seja o que for, somente se tiver reais condições de arcar com o pagamento, sem comprometer o orçamento e sem precisar recorrer a juros de limite de conta corrente ou ao cartão de crédito.

Fale com o Procon

Rua Paulo Setúbal, 220, Jardim São Dimas
151 ou 3909-1440
procon.sjc.sp.gov.br
Mais dicas na página especial da Back Friday

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