
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), realizou na terça-feira (12/11) a última edição do ano da Ação Social Móvel. Desta vez, ela ocorreu na quadra da Escola Municipal Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, em Maresias.
A iniciativa levou atendimentos itinerantes aos moradores da Costa Sul, aproximando os serviços públicos da população e oferecendo informações e orientações sobre benefícios sociais dos governos federal, estadual e municipal. Durante a ação, os moradores puderam contar com atendimentos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para programas socioassistenciais.
O evento também contou com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que disponibilizou vagas de emprego, orientações sobre elaboração de currículos e informações sobre o mercado de trabalho. Já o Centro Integrado Profissionalizante (CIP) apresentou cursos gratuitos de capacitação profissional.
Moradores da comunidade participaram ao longo do dia e destacaram a importância da presença dos serviços próximos de casa. A doméstica Juscilene de Almeida, 42 anos, ficou contente com a ação. “Meu filho está prestando vestibular e pretende tentar uma bolsa. Achei bem importante essa ação, uma coisa que eu não sabia que teria como fazer. Vim me atualizar.”
A jovem Laisa Santos, 22 anos, que atua como apoio escolar, também ressaltou a praticidade do atendimento oferecido. “Achei interessante vir fazer o Cadastro Único porque a gente não precisa se deslocar e ir para um lugar longe, pois está logo aqui ao lado da gente”.
A Ação Social Móvel percorreu diversos bairros ao longo do ano com o objetivo de descentralizar os atendimentos e garantir que mais famílias tenham acesso aos serviços sociais oferecidos pela Prefeitura de São Sebastião.

