
Ser homem é cuidar do corpo e da mente. Este é o tema da campanha Novembro Azul em São José dos Campos, cujo objetivo é sensibilizar a população masculina para a importância de manter a saúde de forma integral.
Durante este mês, a Prefeitura promove várias ações que visam chamar a atenção desse público para tomar atitudes preventivas contra o câncer de próstata e diabetes. Sempre é bom lembrar que o diagnóstico precoce dessas doenças pode evitar a morte e promover uma vida saudável.
O principal evento será o Dia Azul, marcado para o dia 19, no Parque Vicentina Aranha (rua Prudente Meireles de Morais, 302, na Vila Adyana, na região central). Previstas para o período das 8h às 12h, as atividades serão no Bambuzal e são abertas a todos os interessados.
Entre elas estão o exercício de práticas orientais e o circuito com stands educativos multiprofissionais. Haverá aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientação nutricional, prevenção de câncer, trailer da saúde bucal, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis e avaliação antropométrica.
Saúde do homem
Até o final do mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve terão programação específica para divulgar aos pacientes a importância da prevenção.
As equipes vão realizar busca ativa de casos novos de diabetes – com aferição de pressão arterial e teste de glicemia pelos alunos das escolas parceiras – e infecções sexualmente transmissíveis, com oferta de teste rápido.
Profissionais vão dar orientações sobre a saúde do homem, abordando os fatores de risco que causam maior mortalidade no sexo masculino. Os usuários vão receber informações sobre prevenção, tratamento, prática de atividade física, dieta, cuidados com a saúde bucal e mental em pacientes diabéticos.
Campanha mundial
Mais do que uma campanha, o Novembro Azul é um chamado à ação para que homens de todas as idades reflitam sobre a importância dos cuidados preventivos existente nas áreas da saúde.
Apesar de grave, o câncer de próstata pode ser tratado quando detectado precocemente. Muitas vezes, porém, o estigma em torno da saúde masculina impede que os homens busquem ajuda. Por vergonha ou medo, eles postergam exames e consultas.
A iniciativa também está relacionada à conscientização sobre o diabetes, cujo dia mundial é comemorado em 14 de novembro. Além da prevenção da doença e das complicações, o foco é o tratamento multidisciplinar.
Vale ressaltar que outras causas de morte predominantes em indivíduos do sexo masculino, principalmente jovens e adultos, também estão no radar. Homens na faixa etária abaixo de 50 anos morrem mais por acidentes, homicídios e doenças vasculares do que por câncer de próstata.
Cuidar da própria saúde e se manter vivo é um ato de coragem. E também de amor a si mesmo e à família. Não só em um mês, mas um compromisso contínuo.
Exames preventivos
Em São José dos Campos, o atendimento preventivo é feito em qualquer unidade básica de saúde. O paciente nem precisa passar pelo médico.
A consulta de enfermagem pode ser solicitada na UBS. A enfermeira do acolhimento está capacitada a solicitar exame do câncer de próstata e diabetes (e neste último caso, a fazer o diagnóstico também).
Na linha de cuidado, o rastreamento de câncer de próstata por meio da dosagem anual de PSA (antígeno prostático específico) é para todos os homens após os 50 anos de idade. O objetivo é agilizar os exames daqueles com forte suspeita da doença.
Os pacientes identificados na rotina das UBSs são encaminhados para biópsia de próstata pelo próprio médico da rede básica. Com isso, há maior chance de diagnóstico rápido dos que têm alto risco de apresentar a forma mais agressiva da doença.
Para os pacientes em tratamento do câncer, é realizado um trabalho diário de acompanhamento por meio do Previna (Programa de Prevenção ao Câncer).
Câncer de próstata
Em 2024, houve 247 novos casos de câncer de próstata na cidade
Já em 2025, são 204 casos diagnosticados até outubro
Nos casos deste ano, 18 aguardam a realização de procedimentos cirúrgicos
Tanto em 2024 quanto em 2025, a média mensal é de aproximadamente 20 novos casos diagnosticados no município

