publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

HM de São José dos Campos leva afeto e leveza às cirurgias infantis

A pequena Gabriela Vitória, de 4 anos, ao lado da mãe Rosenilda de Melo, que ficou emocionada com o cuidado da equipe. ( Foto: Divulgação/PMSJC)

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), iniciou, nesta quarta-feira (12), uma ação especial para tornar mais humana e acolhedora a experiência de crianças que passam por procedimentos cirúrgicos.

A iniciativa busca amenizar o medo e a ansiedade que costumam acompanhar esses momentos, oferecendo gestos de carinho que fazem toda a diferença para os pequenos pacientes e suas famílias.

Durante o primeiro dia da ação, 12 crianças passaram por cirurgias no hospital. Ao despertar da anestesia, elas foram recebidas com o “Certificado de Coragem” — um símbolo de reconhecimento pela bravura — e um balão em forma de bichinho de estimação, feito pela equipe do Centro Cirúrgico.

Os meninos receberam o certificado com o tema do Homem-Aranha, e as meninas, inspirado na Princesa, em uma atmosfera lúdica e acolhedora.

A proposta é liderada pela enfermeira supervisora do Centro Cirúrgico, Liliane Soares Silva, que destaca o caráter humanizado da ação. “Queremos que seja uma iniciativa contínua com as crianças. O objetivo é humanizar o atendimento em um momento em que a criança e os pais estão apreensivos, para que a experiência com a cirurgia seja mais leve e agradável para todos.”

Grata surpresa

Entre os pequenos pacientes, Gabriela Vitória, de 4 anos, passou por uma cirurgia de amígdala e adenoide. A mãe, Rosenilda de Melo, ficou emocionada com o cuidado da equipe.

“Me surpreendeu positivamente. Eles acordam da anestesia um pouco assustados, e ações como essa ajudam a dar mais conforto e acalmar a criança. Assim que ela despertou, já pegou o cachorrinho”, contou.

A pequena Helena Silva de Melo, de 2 anos, passou por uma cirurgia de hérnia. O pai, Francisco Domingos Silva, acompanhava a filha ainda dormindo, mas já imaginava a alegria dela ao acordar. “Vai ser uma surpresa boa. Gostamos muito da iniciativa.”

O pequeno Bento, também de 2 anos, passou por uma cirurgia ortopédica. A mãe, Marcele Ramos, acompanhou o momento com emoção. “Ele vai amar a surpresa quando acordar da anestesia. Só tenho a agradecer todo o carinho e atenção de toda a equipe.”

A ação, que mobiliza toda a equipe multiprofissional do Centro Cirúrgico, vai entrar na rotina do Hospital, promovendo conforto e bem-estar às crianças e seus familiares.

Botão Voltar ao topo