publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda segue com ações da Semana Nacional de Combate à Dengue

(Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba segue intensificando, ao longo desta semana, as ações da Semana Nacional de Combate à Dengue, com atividades coordenadas pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e da Divisão de Zoonoses.

A mobilização, que envolve diversas secretarias municipais, segue até sexta-feira (14), reforçando o compromisso do município com a prevenção e o controle do mosquito Aedes aegypti.

Nesta terça-feira (11), a equipe de Controle de Vetores participou de um treinamento sobre a nova modalidade de controle químico do Aedes aegypti, a Borrifação Residual, ministrado por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (CCD – antiga SUCEN).

O método tem como objetivo atuar em áreas com alta infestação do mosquito, especialmente em imóveis com grande circulação de pessoas — como Unidades de Saúde e Prontos Atendimentos —, sendo aplicado em períodos de maior transmissão de arboviroses.

De acordo com o coordenador do Programa de Saúde da Vigilância Epidemiológica e chefe da Divisão de Zoonoses, Ricardo Costa Manso, o sucesso das ações depende diretamente da participação da comunidade.

“Todos têm papel essencial no combate à dengue. A colaboração da população, eliminando recipientes que possam acumular água dentro e fora das residências, é o principal caminho para reduzir os focos do mosquito e evitar surtos”, destacou.

Ao longo da semana, seguem as atividades educativas nas escolas, ações de bloqueio e controle de criadouros, visitas domiciliares, palestras e a exposição biológica instalada na Praça Monsenhor Marcondes (Praça das Cascatas), aberta ao público.

A força-tarefa também intensifica a fiscalização de imóveis abandonados ou desabitados, em parceria com a Fiscalização de Posturas.

A Semana Nacional de Combate à Dengue é uma iniciativa do Ministério da Saúde, e Pindamonhangaba participa com ações locais que reforçam a importância da prevenção, do cuidado coletivo e da conscientização de toda a população.

Botão Voltar ao topo