publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Moçambique leva tradição e cultura popular às bibliotecas de Pinda

(Foto: Divulgação/PMP)

As Bibliotecas Municipais de Pindamonhangaba receberam, nos dias 6, 7 e 11 de novembro, uma ação educativa do Moçambique de São Benedito, promovido pelo Instituto Artístico Cultural Arte Mais (IACAM).

As atividades fazem parte do projeto aprovado pelo Edital 12/2024 da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), que tem como objetivo preservar e difundir as manifestações da cultura popular.

O Moçambique de São Benedito surgiu em Pindamonhangaba, no bairro do Ipê, em Moreira César, e representa uma importante tradição de fé, religiosidade e herança da cultura negra.

Após ficar 14 anos inativo, o grupo retomou suas atividades suas atividades em 2024, com ensaios realizados na Praça do Feital e no IACAM, no Centro. Neste ano, com o apoio da PNAB, o grupo conseguiu restabelecer seus encontros de forma contínua e dar sequência ao trabalho de valorização da cultura popular.

O projeto contempla a reconstituição dos trajes e instrumentos tradicionais, além da realização de ensaios e oficinas no IACAM e na Casa de Igualdade Racial.

As atividades também chegam às escolas e bibliotecas, levando aos alunos vivências interativas sobre os ritmos e cantos do Moçambique. Entre as conquistas recentes do grupo está a participação no Revelando São José dos Campos.

Na quinta-feira (6) e terça-feira (11), o projeto passou pela Biblioteca Maria Bertha César, em Moreira César, encantando os alunos do 1° e 5° ano da Escola Municipal Francisco de Assis, na quinta. E na terça-feira, para o CMEI Isabel Pereira da Silva, com oficinas ministrada pelo Mestre Paizinho de Taubaté e o mestre Bruno Oliveira, representando o IACAM.

Já na sexta-feira (7), levaram a história, importância e atividade do Moçambique a Biblioteca Antônio Carlos de Oliveira, no Castolira, para a Escola Municipal Julieta Reale Viera.

Onde puderam conhecer de perto o som, o canto e a devoção que marcam o Moçambique. Na terça-feira (11), estiveram também na Escola Municipal Odete Correia Madureira, no Morumbi.

“Essas vivências são muito importantes porque além de apresentarmos o moçambique, estamos aprendendo e fortalecendo essa tradição.

As crianças participam com alegria, cantam e dançam junto, e isso nos motiva a seguir com fé e com o coração aberto”, destacou o mestre Bruno Oliveira. “Queremos continuar cumprindo nossa missão de divulgar o Moçambique e preparar novas ações para levar essa cultura a mais pessoas”.

Botão Voltar ao topo