publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos leva iniciativa Carbono Neutro à agenda da COP30

São José dos Campos estará representada na COP30, que acontece entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA)

São José dos Campos estará representada na COP30, que acontece entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA)
São José dos Campos estará representada na COP30, que acontece entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). (Foto: Divulgação)

Autoridades da Prefeitura de São José dos Campos participarão da COP30, que será realizada em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro, levando à conferência internacional três importantes iniciativas — entre elas, o projeto Carbono Neutro — e destacando as ações que reforçam o protagonismo do município na agenda climática e sustentável.

No início de novembro, representantes da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade estiveram em Brasília para reuniões no Ministério do Meio Ambiente e na CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), apresentando o projeto Cidade Carbono Neutro.

Desde dezembro de 2024, São José dos Campos integra um projeto pioneiro voltado à neutralização das emissões de gases de efeito estufa e à criação de soluções inovadoras para enfrentar as mudanças climáticas. O objetivo é tornar-se a primeira cidade carbono neutro do Brasil.

A iniciativa conta com a parceria do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), USP e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de SP) e envolve mais de 100 pesquisadores e 37 instituições, entre universidades brasileiras e internacionais, empresas, prefeituras, secretarias estaduais, órgãos públicos, entidades do terceiro setor e representantes da sociedade civil.

O pioneirismo de São José dos Campos nesse projeto começou a se desdobrar em outra importante iniciativa, coordenada pela ANAMMA (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).

Nos próximos três anos, essa ação vai permitir que todos os municípios brasileiros tenham seus inventários de emissões de gases de efeito estufa concluídos e suas equipes capacitadas para implantar políticas públicas e projetos locais de adaptação e resiliência climática.

A iniciativa, inspirada no modelo de São José dos Campos, reforça a integração da cidade a redes nacionais e internacionais de ação climática e de planejamento urbano.

Essa mobilização está alinhada ao reconhecimento oficial, dentro da estrutura da COP30, do grupo “Autoridades Municipais e de Governo Local (LGMA)” como representante das cidades nas negociações climáticas globais.

Certificação Internacional

São José dos Campos também será destaque em um evento promovido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que anunciará oficialmente a cidade como a primeira do mundo certificada pela norma ISO 37125, voltada a indicadores ESG (Ambientais, Sociais e de Governança).

A norma contempla indicadores que avaliam práticas de sustentabilidade, gestão e governança urbana.

O processo de certificação foi coordenado pelo Parque de Inovação Tecnológica, em parceria com a Prefeitura, e validado pela ABNT — um marco no uso prático das normas ISO para cidades no contexto brasileiro.

A cerimônia ocorrerá no auditório do CAU-SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), localizado na Zona Verde da COP30, no dia 17 de novembro, às 9h30, e reforçará o protagonismo de São José dos Campos como referência internacional em desenvolvimento urbano sustentável e boas práticas de governança.

Botão Voltar ao topo