
A Prefeitura de São Sebastião instalou, nesta sexta-feira (7/11), um Gabinete de Crise para monitorar e atuar preventivamente diante da previsão de fortes ventos que podem passar dos 100 quilômetros por hora e que podem atingir o município a partir da madrugada deste sábado.
A decisão foi tomada pelo prefeito Reinaldinho Moreira, após reunião com secretários e órgãos operacionais, com o objetivo de acionar o protocolo de contingência e garantir proteção à população.
A Secretaria de Segurança Urbana (Segur) será responsável pelo gabinete, em conjunto com a Defesa Civil na coordenação das ações.
Foram definidas ações estratégicas para resposta imediata e suporte às comunidades.
Por medida de segurança, eventos programados para este fim de semana foram suspensos, como o SSambinha, o Primavera Beach Soccer e a Vivência Cuidando de quem Cuida.
A Corrida da Mulher, prevista para domingo, está mantida, com monitoramento permanente e plano de ação adaptado às condições climáticas.
Em relação ao Festival Italiano, haverá adequação de horário de funcionamento para esta sexta-feira e monitoramento das condições para os próximos dias.
O prefeito Reinaldinho reforçou o compromisso do município com a segurança da população. “Estamos preparados para enfrentar eventos climáticos com responsabilidade, planejamento e equipes em prontidão. Nosso sistema de resposta está ativado e todas as forças municipais mobilizadas para garantir tranquilidade e proteção para nossa cidade”, afirmou.
Estão de prontidão e mobilizadas as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que terão reforço de escala e maquinário utilizados para limpeza de rios e remoção de árvores, bem como caminhões-pipa serão deixados em pontos estratégicos de Costa Sul a Costa Norte.
Para o pronto atendimento de possíveis ocorrências de Saúde, as ambulâncias também serão disponibilizadas nessas regiões. Os hospitais de Clínicas do Centro e de Boiçucanga, bem como da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Regional do Litoral Norte e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão de prontidão para qualquer eventualidade.
A Secretaria da Educação (Seduc) está com o protocolo de abertura de abrigos em escolas e ginásios, em caso de necessidade, assim como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) e o Fundo Social de Solidariedade para atendimento de moradores que possam ficar desabrigados ou desalojados.
Em relação ao sistema de travessia de balsas, a orientação é que os usuários se informem antes de se dirigirem ao local, uma vez que há protocolo para paralisação em caso de ventos que ultrapassem os 46 km/h. A prioridade para as filas é de pessoas em condições especiais, sendo que a outra parte aguarde em locais abrigados.
As concessionárias EDP e Sabesp, que operam serviços importantes com fornecimento de energia elétrica e água potável para consumo público, já foram acionadas para suporte ampliado no fornecimento em caso de interrupções.
A administração municipal também está em contato com a Associação Comercial (Acess) e com o setor hoteleiro para alinhamento de informações e orientações preventivas aos turistas e moradores. Igrejas também foram acionados para o caso de necessidade.
Conforme o prefeito Reinaldinho, é importante que a população fique atenta aos sinais, avisos, sirenes, mensagens enviadas por celular para saber o que precisa ser feito ante uma situação de ventos fortes.
A Prefeitura seguirá monitorando as condições meteorológicas e emitirá novos comunicados sempre que necessário por meio do Departamento de Comunicação da Secretaria de Governo, na página oficial da Prefeitura de São Sebastião.

