Academia da GCM de São José é referência no Vale do Paraíba

A Academia da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos se consolida como referência regional na formação e capacitação de guardas municipais no Vale do Paraíba.

Criada pela Lei Complementar nº 658/2022, a Academia é responsável pela formação inicial e continuada dos guardas de São José, além de qualificar profissionais de outras cidades que buscam aprimorar e formar seus efetivos.

Com estrutura moderna, corpo de instrutores especializados e metodologia alinhada às necessidades atuais da segurança pública, a Academia tem fortalecido a cultura de profissionalismo, disciplina e atuação cidadã entre os agentes.

Formação completa, além do padrão nacional

A SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) determina uma grade de 576 horas para o curso de formação.

A formação oferecida pela Academia da GCM de São José é ampliada para 800 horas, contemplando disciplinas complementares como:

Técnicas operacionais e de abordagem.
Armamento e tiro, com centro próprio de instrução.
Defesa pessoal e condicionamento físico.
Direitos Humanos e ética profissional.
Identificação veicular.
Mediação de conflitos.
Controle de distúrbios civis.
Noções de gerenciamento de crises.
Segurança de dignitários.
Educação financeira e desenvolvimento humano.
Além do curso inicial para a formação, os guardas de São José dos Campos passam por treinamentos periódicos, garantindo reciclagem, atualização e manutenção do porte de arma.

Referência

A Academia já formou profissionais para diversos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, como: Jacareí, Caraguatatuba, Lorena, Aparecida e Cruzeiro.

Atualmente 33 alunos de Ubatuba passam pela formação, com término previsto para março de 2026.

Palavra de Aluno

“Não existe crescimento sem preparo, e o nosso foi de excelência. Tivemos acesso a equipamentos adequados, estrutura completa e profissionais capacitados. Minha experiência na Academia foi única e desafiadora, e hoje eu me vejo um ser humano muito melhor”, afirmou Priscila Maciel, 37 anos, Guarda Civil Municipal de Lorena/SP. formada pela Academia de SJC.

Palavra do Comando

Os 15 guardas municipais de Lorena que fizeram a formação em São José já estão nas ruas do município, a formatura foi realizada no segundo semestre deste ano. A Comandante da GCM relata que já colhe os resultados na cidade de Lorena.

“A formação foi de excelência, conduzida pela academia com um nível excepcional de qualidade e profissionalismo. Os profissionais envolvidos são extremamente competentes e demonstraram total dedicação em cada etapa do processo. Os novos GCMs já estão desempenhando suas funções muito acima do esperado, refletindo o alto padrão dessa formação”, afirmou a comandante Carla Fernanda Pavanetti.

Expectativa

Já o comandante de Ubatuba, está na expectativa dos 33 alunos em formação, a previsão é de que até março de 2026 eles sejam entregues ao municipio para fortalecer a corporação.

“São José dos Campos é referência em profissionalismo e gestão. A formação elevará o nível de atuação comunitária e técnica da nossa Guarda”, afirmou o comandante Rogério Ramos dos Santos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

A troca de experiências e o fortalecimento das Guardas Municipais da região refletem um compromisso coletivo com a segurança pública.

Segurança e integração

Embora a Academia da GCM não faça parte do programa São José Unida, ela é expressão de um princípio que norteia a gestão municipal: segurança se constrói com planejamento, formação qualificada e trabalho integrado.

São José dos Campos entende que o Vale do Paraíba é um território interligado, pessoas circulam, atividades econômicas se conectam e os desafios de segurança também são compartilhados. Por isso, formar guardas de cidades vizinhas não é apenas cooperação técnica: é cuidado regional, é fortalecer a capacidade de resposta e prevenção em todo o entorno.

Da mesma forma que o São José Unida integra diariamente Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros e outros órgãos em operações conjuntas, a Academia promove integração pela capacitação:

Botão Voltar ao topo