Summit SP+Verde terá oficinas de economia circular no Hub da Circularidade

Espaço correalizado pela Semil reúne governo, empresas e sociedade em ações práticas

Summit SP+Verde terá oficinas de economia circular no Hub da Circularidade
Com economia circular, reciclagem vira negócio. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

O Summit Agenda SP+Verde, encontro internacional pré-COP30 que ocorre em São Paulo, contará com o Hub da Circularidade. O espaço que reunirá atividades práticas, painéis e experiências de aprendizado sobre como reduzir desperdício, redesenhar sistemas e gerar valor a partir de recursos já existentes, com a lógica da economia circular aplicada à vida real. O Summit será realizado nos dias 4 e 5 de novembro no Parque Villa-Lobos, na capital paulista.

Promovido em parceria com o Movimento Circular, e com patrocínio da Solví e da Loga, o Hub integra a programação oficial do Summit, evento realizado pelo Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e USP, com presença de lideranças públicas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil.

“O Hub da Circularidade demonstra, na prática, que governo, empresas e sociedade conseguem operar sob a mesma lógica: reinventar o uso de recursos e transformar desperdício em valor. São Paulo não está apenas sediando o debate — está implementando essa agenda no território”, afirma a secretária da Semil, Natália Resende.

Ao longo dos dois dias, o Hub terá oficinas, experimentações e trocas — de compostagem e redesign de produtos a debates sobre comunicação, gênero, educação, modelos de negócio e inovação circular.

Durante o Summit também serão apresentados dois lançamentos estratégicos do Movimento Circular: a Certificação Circular, iniciativa para reconhecer o nível de maturidade de empresas para com a economia circular. Além disso, haverá o lançamento do Imersão Japão, programa internacional de aprendizado e visitas técnicas sobre circularidade.

Vinícius Saraceni, diretor geral do Movimento Circular, explica o propósito da iniciativa com o Hub da Circularidade. “Na economia circular, ninguém faz nada sozinho. O Hub é esse ponto de encontro entre todos os agentes que promovem a circularidade e que querem expandir sua atuação, compreendendo como a colaboração potencializa boas ideias e transforma a prática em impacto real”, destaca.

O Hub da Circularidade tem um espaço para atividades práticas e outro para trocas e conversas. Confira alguns destaques da programação:

Terça-feira, 04/11

Circular Experience: Oficina Mão na Massa de Economia Circular – 10h30 às 12h30

Uma vivência “mão na massa” utilizando a metodologia Circular Experience. Os participantes analisam resíduos reais e são convidados a repensar produtos e processos com base nos 7Rs da Economia Circular: repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reparar, reciclar e reintegrar. Em um ambiente colaborativo, a atividade estimula a criatividade e o redesenho de soluções mais circulares.

Oficina de Compostagem – 14h às 16h

Aprenda, na prática, como transformar resíduos orgânicos em adubo natural e reduzir o lixo doméstico. A oficina apresenta os conceitos essenciais da compostagem e ensina passo a passo como montar e cuidar de uma composteira em casa. Os participantes também concorrem a uma composteira caseira para levar a prática para o dia a dia.

Como Transformar Economia Circular em Notícia – 15h às 16h

Painel sobre o papel da comunicação na disseminação de práticas e narrativas sobre circularidade. Jornalistas e comunicadores discutem como traduzir temas complexos em histórias que engajam o público e influenciam mudanças comportamentais.

Direitos das Mulheres e Economia Circular – 17h às 18h

Promover um espaço de reflexão e conversação em torno da interseção entre gênero, justiça climática e economia circular, a partir de experiências práticas de organizações que unem a promoção, defesa e garantia dos direitos das mulheres, cultura, juventude, alimentação e inovação social.

Quarta-Feira, 05/11

Educação e Circularidade: Conectando Pessoas, Negócios e Futuro – 9h30 às 10h30

Formar para transformar: este painel reúne empresas e especialistas que acreditam na educação como motor da economia circular, desenvolvendo competências, inspirando comportamentos e acelerando a mudança em toda a sociedade.

Workshop Mural do Clima – das 10h às 13h

Um jogo colaborativo e envolvente que traduz a ciência do IPCC em uma experiência de aprendizado acessível e divertida. Por meio de cartas e dinâmicas em grupo, o Mural do Clima ajuda os participantes a compreenderem as causas e consequências das mudanças climáticas e a refletirem sobre ações possíveis em nível pessoal, profissional e comunitário.

A Economia Circular como Modelo de Negócio – 14h às 15h

Discussão com especialistas e empresas sobre como a economia circular pode impulsionar a competitividade e sustentabilidade do setor produtivo brasileiro.

Oficina: Mãos na Terra – Cultivando o Verde em Casa – 16h às 18h

Mesmo com pouco espaço, é possível ter um cantinho verde em casa. Neste workshop prático, os participantes aprenderão a cultivar temperos, ervas e pequenas plantas utilizando técnicas simples e sustentáveis. Serão abordados temas como tipos de solo e luz, regas, compostagem doméstica e reaproveitamento de garrafas PET. Mais do que plantar, o objetivo é reconectar as pessoas com a natureza e mostrar que sustentabilidade começa nos pequenos gestos.

Dois lançamentos estratégicos

Durante o Summit AgendaSP +Verde, o Movimento Circular também apresentará duas novas iniciativas que reforçam seu compromisso com a educação, a prática e a inovação:

  • Imersão Japão, programa internacional de trocas e visitas técnicas para aprofundar o aprendizado sobre políticas, tecnologias e modelos de circularidade no país asiático;
  • Certificação Circular, iniciativa pioneira que reconhece o estágio de maturidade e estimula empresas e organizações comprometidas com práticas circulares efetivas, alinhadas aos princípios de regeneração, inclusão e inovação.

Sobre a Certificação Circular , que será lançada durante o Summit, Saraceni explica que se trata de uma iniciativa aberta pioneira no Brasil, criada para reconhecer organizações que transformam o discurso em prática e fortalecem a cultura da Economia Circular.

“O programa avalia o estágio de maturidade das empresas e estimula o avanço de práticas circulares efetivas, alinhadas aos princípios de regeneração, inclusão e inovação”, detalha o diretor do Movimento Circular.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Metodologia exclusiva do Movimento Circular desenvolvida com a liderança técnica do Professor Flávio de Miranda Ribeiro e em parceria com instituições de referência, a nova certificação vai oferecer um diagnóstico completo do nível de maturidade circular e diretrizes para evolução contínua.

“A certificação vem para reconhecer conquistas, apontar caminhos e orientar empresas e organizações sobre como se tornarem cada vez mais circulares, oferecendo um raio-X do nível de maturidade circular e apresentando diretrizes para a evolução contínua”.

O lançamento marca o início do grupo piloto de certificação, com inscrições abertas para parceiros estratégicos, enquanto a operação completa está prevista para o primeiro semestre de 2026. Todos os detalhes serão divulgados em primeira mão no Summit Agenda SP+Verde.

Já a Imersão Japão – Circular Experience 2026, realizada em parceria com a AOTS (The Association for Overseas Technical Cooperation and Sustainable Partnerships), será a primeira experiência internacional do Movimento Circular, levando executivos a uma jornada de aprendizado e conexões sobre inovação e circularidade.

“É uma iniciativa Inspirada no conceito japonês de mottainai, que valoriza o aproveitamento máximo de tudo, onde um grupo seleto de profissionais será levado ao Japão para visitas técnicas, trocas culturais, vivências transformadoras e lições sobre civilidade, gestão e regeneração”, finaliza Vinicius.

Sobre o evento

O Summit Agenda SP+Verde é um evento pré-COP realizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. As discussões são organizadas em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes; Resiliência e o Futuro das Cidades; Justiça Climática e Sociobiodiversidade; e Transição Energética e Descarbonização.

Uma trilha de economia circular percorrerá todos os palcos e se estenderá ao Hub da Circularidade, oferecendo vivências, workshops e experiências sob curadoria do Movimento Circular. Na área de inovação, universidades, institutos e distritos tecnológicos debaterão o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo.

No palco principal, a economia verde será o centro do debate, com a presença de lideranças políticas e convidados especiais. Rodada de negócios internacional vai reunir cerca de 70 empresas de oito países.

Além dos debates, o Summit Agenda SP + Verde oferece experiências práticas e culturais: são 20 workshops de gastronomia sustentável e circularidade, apresentações artísticas do coro da OSESP e Baccarelli, coral indígena, shows de Zizi Possi, Grupo Street Dance e Baile do Simonal.

Visitas guiadas a cases de economia verde e turismo sustentável também estão disponíveis. A programação diversa e inclusiva promove conexão, integração e engajamento, consolidando São Paulo como referência internacional em economia verde e sustentabilidade.

O Summit Agenda SP+Verde é resultado de uma ampla mobilização pelo desenvolvimento sustentável, com patrocínio de Cosan, Comgas, Edge, Rumo, Sabesp, Itaú, Amazon, Votorantim Cimentos, EcoUrbis, Solvi, Loga, Motiva, EDP, CPFL, Bracell, Veolia, Metrô, Stellantis, Ecovias, Toyota, JHSF e Tetra Park; e apoio institucional da Fiesp, Senai, Única, Aesabesp, Abrainc, Secovi-SP, Associação Comercial de São Paulo, Pateo 16, Abiogás, SP Águas, Cetesb, DER-SP, Fundação Florestal, Arsesp, Prefeitura de Campinas, B3, The Nature Conservancy, Cebds, Pacto Global, SOS Mata Atlântica, Movimento Circular, União BR, Circular Brain, CET-SP, Dia da Terra, Instituto de Conservação Costeira, Inovaclima, IPT, Zeros, Ideia Sustentável, Kearney, Instituto Baccarelli, Zero Summit, Parque Villa-Lobos, NEOOH, Global Renewables Alliance (GRA) e Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI).

Serviço: Summit Agenda SP+Verde

Data: 4 e 5 de novembro de 2025

Horário: Das 9h às 21h
Onde: Parque Villa-Lobos (entrada principal), São Paulo — SP
Entrada gratuita

Programação completa, retirada de ingressos e inscrições para visitas guiadas em: www.agendaspmaisverde.org.br
Saiba mais sobre o Hub de Circularidade aqui.

Botão Voltar ao topo