Governo de SP autoriza concurso com 200 vagas para aluno oficial da PM

Edital prevê início do curso em 2027 e remuneração inicial de R$ 4.833,27

Alunos da Polícia Militar de São Paulo durante formatura na Academia do Barro Branco
Alunos da Polícia Militar de São Paulo durante formatura na Academia do Barro Branco. (Foto: Divulgação/SSP-SP)

O Governo de São Paulo autorizou a publicação do edital para o concurso de 200 vagas de aluno oficial da Polícia Militar, com início previsto para janeiro de 2027. A autorização foi publicada nesta terça-feira (21), no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os candidatos deverão atender aos requisitos do edital, como ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, além de cumprir a altura mínima exigida — 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens. A remuneração inicial é de R$ 4.833,27.

A prova contará com 80 questões de múltipla escolha, abordando conteúdos de ciências humanas e tecnologia, história, filosofia, sociologia, geografia, linguagens e códigos (língua portuguesa e inglesa ou espanhola), matemática, ciências da natureza (física, química e biologia), além de noções de administração pública, informática e conhecimentos específicos.

Os aprovados ingressarão na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte da capital, onde cursarão o bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. A formação tem duração de quatro anos, com avaliações teóricas e físicas.

O processo seletivo será composto por cinco etapas: exame de conhecimentos, avaliação psicológica, teste de aptidão física, análise de conduta social e idoneidade, e verificação documental.

Botão Voltar ao topo