São José: Torneio nas Casas do Idoso incentiva amizades e amplia diversão

O jogo de vôlei nesta quinta (23) na Casa do Idoso Sul encerrou o torneio de equipes mistas. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Muita apreensão na torcida, olhares atentos a cada jogada, vibração a cada ponto e, claro, muitas risadas. Assim foi o clima do Torneio Recreativo de Jogos Adaptados, realizado nesta semana, de segunda-feira (20) até esta quinta-feira (23), nas Casas do Idoso de São José dos Campos.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, com o objetivo de aproximar os frequentadores das unidades Centro, Sul, Leste e Norte, permitindo que conheçam as quatro Casas mantidas pela Administração municipal.

O torneio também estimulou o convívio, o entrosamento e a formação de novas amizades entre os participantes. Afinal, as Casas do Idoso são uma grande família.

Colaboração

As disputas começaram com um sorteio que formou equipes mistas, reunindo idosos de diferentes Casas para evitar rivalidades e reforçar o espírito de colaboração. Cada unidade sediou uma modalidade esportiva diferente:

• Casa do Idoso Centro: torneio de basquetinho.

• Casa do Idoso Leste: partidas de peteca.

• Casa do Idoso Norte: desafio de chute ao gol.

• Casa do Idoso Sul: jogos de vôlei.

Ao final das partidas, houve entrega de medalhas e pódios simbólicos para celebrar a participação de todos.

Emoção e união
O formato inédito reuniu até 80 idosos por dia, com público total entre 100 e 120 pessoas, incluindo torcedores e jogadores.

A animação foi tanta que Dalva Toledo da Silva, que tem 70 anos e frequenta a Casa do Idoso Centro, acompanhou todas as competições para torcer pelo marido. Ela não deixou de registrar nenhum momento de Osmar, de 76 anos, que participou das quatro modalidades.

“Para a gente, é uma emoção muito grande. É algo que ele não teve quando criança e agora descobriu que gosta. Quando entramos na Casa do Idoso, procuramos sempre estar juntos para incentivar”, disse Dalva.

Outro destaque foi Válter de Oliveira, de 64 anos, da Casa do Idoso Leste, campeão no torneio de peteca. Segundo ele, o esporte vai muito além das competições.

“A gente leva o treino a sério. Além das partidas, praticamos outras atividades, temos uma rotina bem movimentada. Ganhar foi ótimo, mas o melhor foi conhecer novas pessoas e fazer novas amizades”.

Espaços de convivência e qualidade de vida
As Casas do Idoso de São José dos Campos são referência em atividades de convivência e qualidade de vida para pessoas idosas e seus familiares.

Além de eventos esportivos, oferecem uma ampla programação de lazer e aprendizado, com aulas de hidroginástica, informática, inglês, além de bailes noturnos às sextas-feiras e saraus culturais aos sábados.

Esses espaços coletivos fortalecem laços comunitários, promovem a saúde física e mental e garantem mais bem-estar para quem participa. A programação de cada mês pode ser consultada no site da Prefeitura.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Por mês, as quatro Casas do Idoso recebem, juntas, 10 mil frequentadores.

Botão Voltar ao topo