
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), segue com a expansão das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Na quarta-feira (22) teve início a realização das aulas de Yoga na Unidade de Saúde da Família Juquehy II, na Costa Sul do município. As aulas vão ocorrer semanalmente, às quartas-feiras, das 10h às 11h, na sede da unidade que fica à Rua Ladislau Serafim dos Santos, 22, com vagas limitadas.
Para participar, os pacientes devem ter 15 anos ou mais e morar nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde da Família Juquehy 1 e 2. As inscrições podem ser feitas na recepção das respectivas unidades. As aulas são realizadas em parceria com o projeto Comunidade Yoga Viva Costa Sul. O objetivo é favorecer o equilíbrio, bem-estar e a qualidade de vida.
Glauce Emmerich, idealizadora e responsável pela implementação das PICS nas USFs, disse que elas oferecem cuidado integral a população “considerando corpo, mente, emoções, história e o estilo de vida”, disse Glauce. “A Yoga complementa os cuidados médicos e é uma das 29 práticas integrativas recomendadas pelo SUS”, ela completa.
Glauce explica que a prática de Yoga ajuda no fortalecimento do corpo, melhora a respiração e previne lesões além de aumentar a flexibilidade e consciência corporal, melhora da postura e do equilíbrio, redução de estresse e desconforto físico.
As PICS são abordagens terapêuticas complementares que não substituem o tratamento médico convencional. Elas têm por objetivo prevenir agravos à saúde, promovendo sua recuperação e foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC).
De acordo com o Ministério da Saúde, as práticas integrativas desempenham papel abrangente no SUS podendo ser incorporadas em todos os níveis da Rede de Atenção à Saúde, com foco na Atenção Primária

