
“Servidor: mãos que constroem o bem comum”. Este foi o lema da celebração de ação de graças realizada na manhã desta quarta-feira (22) pela Prefeitura de São José dos Campos para comemorar o Dia do Servidor (28 de outubro).
Mais de 700 pessoas se reuniram no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana, para o evento.
Tradicionalmente, a Prefeitura realiza o evento de Ação de Graças para celebrar e agradecer os mais de 7 mil servidores que atuam na administração municipal, além dos cerca de 4.900 trabalhadores das autarquias e parceiros como: Urbam, Fundhas e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que diariamente se dedicam ao atendimento público com excelência.
Reflexão, inspiração e novidades
A manhã festiva teve início com música de acolhida e um momento de fé, com a presença da cantora católica Eliana Ribeiro e seu esposo Fábio, reflexões e a benção dos líderes religiosos convidados: padre Rinaldo Roberto de Rezende, da Paróquia de Santana, e pastor Naity Gripp, da Igreja Presbiteriana Centro. Além da exposição de obras e serviços artísticos de servidores talentosos.
Durante o evento, a Prefeitura anunciou o projeto do Executivo enviado à Câmara que propõe a criação da Universidade do Servidor – Escola de Governo, assim como o reajuste no ticket alimentação dos servidores, já com previsão no projeto de lei orçamentária.
A iniciativa da Escola de Governo nasce da necessidade de profissionalizar e aprimorar o serviço público. Ela irá reunir as atividades da Escola de Formação do Educador e da Academia da GCM (Guarda Civil Municipal), além de firmar convênios e parcerias com outras instituições de ensino nacionais e internacionais, visando à formação contínua dos profissionais e à excelência no atendimento público.
Representando todos os servidores municipais, Natália Franco Massuia e Rodrigo Marcondes falaram, com orgulho e carisma, sobre a importância do trabalho e da carreira que construíram até hoje, atendendo à população joseense.
Durante a semana, a Prefeitura realiza uma programação diversa com a Mostra de Talentos do Servidor, com apresentações culturais e exposição de talentos artísticos dos trabalhadores.
Superação e sucesso
O evento contou ainda com um café celebrativo e a palestra “Sua Perspectiva é o Seu Sucesso”, ministrada pelo paratleta Mizael Conrado.
Mizael Conrado nasceu com catarata congênita e ficou completamente cego aos 13 anos. No Instituto Padre Chico, escola para deficientes visuais, ele teve o primeiro contato com o futebol de 5. Pela Seleção Brasileira, conquistou dois ouros paralímpicos (Atenas 2004 e Pequim 2008), dois títulos mundiais (1998 e 2000), e foi eleito o melhor jogador do mundo em 1998, entre outras conquistas. Presidiu o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de 2017 até 2024 e, atualmente, é o Secretário-Geral da instituição.
Com entusiasmo, Mizael compartilhou sua trajetória de vida, destacou a importância de as pessoas se dedicarem diariamente aos seus sonhos e trabalhos, e homenageou todos que trabalham por São José dos Campos com uma canção que frisa: “São José dos Campos, cidade que inventa o próprio ar, entre o céu que sonha e a mão que trabalha, o servidor é chama que não se apaga”.

