HM de São José dos Campos recebe certificado nacional de qualidade em terapia intensiva

Os diretores médicos Marco Antônio da Silva (esq) e Lin Hung Hua (dir), ao lado do coordenador da UTI, Dr. Rui Neto e da gerente nacional do Epimed, Jucimara da Silva Vieira. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), recebeu nesta quarta-feira (22) o Certificado de Qualidade e Desempenho em Gestão de Indicadores concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), por meio do programa UTIs Brasileiras, em parceria com a Epimed Solutions.

As UTIs Adulto I e II foram reconhecidas pelo compromisso com a excelência na assistência intensiva e na segurança dos pacientes, a partir do monitoramento contínuo de indicadores de desempenho. Os dados são referentes ao ano de 2024, já que a análise é realizada anualmente.

O certificado é concedido às unidades que participam ativamente do sistema Epimed Monitor UTI Adulto, ferramenta que analisa dados clínicos com base em critérios da AMIB e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Durante a entrega dos certificados, a gerente nacional do Epimed, Jucimara da Silva Vieira, destacou o trabalho realizado pelo hospital e sua importância no cenário da saúde pública.

Reconhecimento

“O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence é um hospital público, 100% SUS, que garante a segurança do paciente através de uma boa gestão de indicadores. É uma instituição que se preocupa com a qualidade e o desempenho, e isso se reflete nas duas UTIs que receberam o certificado”, afirmou.

Segundo ela, esse reconhecimento mostra o quanto a equipe atua com qualidade para garantir a segurança do paciente. “Parabéns ao hospital, porque tem feito uma boa gestão dos indicadores e gerado dados robustos para tomadas de decisão assertivas”, afirmou.

Para o coordenador médico da UTI Adulto, Dr. Rui Cordeiro de Lima Neto, o reconhecimento é resultado do empenho de uma equipe multiprofissional comprometida com a humanização e a eficiência do cuidado.

“Esse selo reforça que o trabalho realizado diariamente nas UTIs segue os mais altos padrões de qualidade e segurança. É o resultado de um esforço conjunto de profissionais que atuam com base em evidências e em constante busca pela melhoria dos processos assistenciais”, destacou o médico, lembrando que a taxa de mortalidade da UTI do Hospital Municipal é 24% inferior aos demais hospital públicos monitorados pela Epimed.

A unidade conta com 40 leitos de UTI adulto e 11 de semi-UTI, que atende pacientes com cuidados intermediários.

Monitoramento de indicadores

A Epimed Solutions é uma empresa especializada em gestão de informações clínicas e epidemiológicas para hospitais, que desenvolve sistemas que auxiliam na análise de indicadores assistenciais, eficiência hospitalar e segurança do paciente.

O sistema Epimed Monitor é utilizado por centenas de hospitais no Brasil e em outros países para o monitoramento de dados das unidades de terapia intensiva (UTIs), possibilitando certificados de qualidade e apoio à tomada de decisões baseadas em evidências.

A atuação da empresa contribui para melhorar a qualidade do atendimento, otimizar recursos e fortalecer a gestão hospitalar, promovendo mais transparência e eficiência na área da saúde.

Botão Voltar ao topo